keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Fuzis apreendidos em operação do GAECO são doados a órgãos de segurança do Estado

Essas foram as últimas doações realizadas por determinação judicial em Ação Penal

pm Visor Notícias

Dois fuzis apreendidos durante operação do GAECO que desarticulou organização criminosa especializada na modalidade “novo cangaço” foram doados à Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Rio do Sul e à Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), unidades da Polícia Civil de Santa Catarina. A entrega foi formalizada na tarde desta quarta-feira (6/4), na sede do Grupo Regional de Blumenau do GAECO, o  Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas. 

A DIC recebeu um fuzil cal. 5.56mm, M4A2 plataforma AR-15, com 3 carregadores de mesmo calibre e a CORE um fuzil plataforma AR-10, calibre 7.62mm, com 4 carregadores de mesmo calibre. Essas foram as últimas doações realizadas por determinação judicial em Ação Penal proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina.  O 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, o BOPE, a DIC de Blumenau já receberam  automóveis e armas de fogo também  apreendidos durante a operação. 

As doações foram determinadas pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ituporanga na Ação Penal nº 5001174-10.2020.8.24.0035, que foi deflagrada pela 3ª Promotoria de Justiça de Ituporanga em decorrência de investigação realizada com o auxílio do GAECO – Grupo Regional de Blumenau, objetivando identificar integrantes de organização criminosa especializada no cometimento de roubos a estabelecimentos bancários e ônibus interestaduais, na modalidade conhecida como “novo cangaço”, em Santa Catarina e no Paraná.

Em março de 2020, depois de concluída a primeira etapa da investigação, foi deflagrada operação que contou com a participação dos integrantes da referida Força Tarefa e também com Policiais do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal, Policiais Militares do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, da Agência de Inteligência de Blumenau e do Batalhão de Indaial, além de Policiais Civis da DIC de Blumenau, oportunidade em que foram presos 3 suspeitos, sendo um quarto morto em confronto com a Polícia, bem como apreendidas diversas armas de fogo, dentre fuzis, pistolas e revólveres, além de coletes balísticos, rádios, celulares, munições, 4 veículos e mais de R$ 90 mil em espécie.

Tal ação penal resultou na condenação, ainda não definitiva, de 4 integrantes dessa organização criminosa pela prática de crimes de roubo, porte de arma, organização criminosa, dentre outros delitos, cujas penas, somadas, resultaram em mais de 160 anos de reclusão, no regime fechado.

O ato de entrega dos dois fuzis contou com a participação do Coordenador e dos integrantes do GAECO – Grupo Regional de Blumenau, do Delegado de Polícia interino da CORE e do Delegado de Polícia da DPCAMI de Rio do Sul, representando a DIC e a Delegacia Regional de Rio do Sul, além de policiais civis das duas unidades policiais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Empresária é encontrada morta com sinais de violência na Grande Florianópolis

Mikaella Sagas, de 29 anos, era dona de uma clínica de estética em Biguaçu

Segurança

Discussão por mesa termina em confusão e caso de polícia entre locatárias e dona de casa em Tijucas

Caso envolveu a proprietária de um imóvel e as ex-moradoras da residência

Segurança

Homem é detido após ameaçar familiar e desobedecer PM em Bombinhas

Suspeito estava sob efeito de drogas e resistiu à abordagem dos policiais

Segurança

Dupla sequestra empresário, rouba cofre e o abandona esfaqueado na BR-101 em SC

Criminosos deixaram o empresário ferido após série de facadas na BR-101

Mais notícias

Tempo

Segunda-feira será de frio ao amanhecer e sol em SC

Circulação marítima provoca chuva fraca no Litoral Norte e Grande Florianópolis; temperaturas chegam a -2°C no Planalto Sul

Geral

Projeto de parque de neve indoor é aprovado em audiência pública da Câmara de BC

Empreendimento prevê pista de esqui, resort de luxo e contrapartidas em infraestrutura; proposta segue para votação na Câmara