keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Frente fria ganha força em SC com chuvas de 70 mm e temporais isolados

Estado tem alertas de temporais, vendavais e possível queda de granizo

Imagem do WhatsApp de 2023 11 23 as 11.01.30 138f1b91 Visor Notícias
Foto: Windy/Divulgação

Nesta quinta-feira, Santa Catarina enfrenta tempo instável devido à atuação de uma frente fria combinada com um sistema de baixa pressão, trazendo riscos de ocorrências meteorológicas severas em todo o estado, com alertas de temporais, vendavais e possível queda de granizo.

A manhã começou com céu nublado e ventos fortes na Grande Florianópolis, sinalizando um dia de condições meteorológicas adversas por todo o estado. A Defesa Civil de Santa Catarina associou a instabilidade ao encontro de uma frente fria com um sistema de baixa pressão, criando cenários propícios para chuvas e temporais isolados nas diversas regiões.

A possibilidade de eventos como destelhamentos, falhas na rede elétrica, alagamentos e enxurradas é considerada de moderada a alta em todo o território catarinense. Um alerta específico foi emitido às 9h, destacando o risco de chuvas intensas e vendavais, com risco elevado em áreas sinalizadas em laranja no mapa de alertas.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 23 as 11.01.20 08b769cc Visor Notícias

A previsão é de que as instabilidades comecem no período da tarde e noite, avançando do Extremo-Oeste para o Norte do estado. Temporais mais isolados são esperados nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

Os volumes de chuva esperados variam significativamente, com previsões de 40 mm a 70 mm no Extremo-Oeste e Norte, e de 20 mm a 40 mm nas demais regiões. O alerta se mantém até o final do dia.

Ventos fortes do quadrante Sul podem atingir mais de 50 km/h, principalmente no litoral. As temperaturas devem se manter amenas devido à nebulosidade, com máximas não ultrapassando 24°C.

Para sexta-feira, espera-se que a frente fria se mova lentamente pelo estado, causando chuvas fracas nas áreas de fronteira com o Paraná. Entretanto, uma massa de ar seco deve trazer tempo estável para as regiões fronteiriças com o Rio Grande do Sul.

As temperaturas no amanhecer ficarão baixas, especialmente na Serra, com previsão de máximas também modestas durante a tarde devido à cobertura de nuvens.

No sábado, o cenário é de céu nublado na maior parte de Santa Catarina, com possibilidade de chuvas leves no Litoral Norte. As temperaturas pela manhã serão frias, mas à tarde devem apresentar uma elevação gradual.

Para domingo e segunda-feira, a tendência é de continuidade do tempo nublado, com chances de chuva, principalmente nas regiões de divisa com o Paraná. Início da semana pode trazer mais temporais devido à baixa pressão no Paraguai e ao fluxo de umidade da Amazônia, afetando especialmente o Grande Oeste.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Tempo

Chuva do Rio grande do Sul se aproxima de Santa Catarina

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Tempo

Litoral Norte deve ter fim de semana ensolarado

Meteorologia aponta para dias sem precipitações e com temperaturas em elevação

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas