A passagem de um ciclone extratropical atingiu a cidade de Bombinhas e toda a região na última quinta-feira (13), contabilizando diversos estragos, inclusive destruindo toda a estrutura montada para receber o Saragaço que acontece neste final de semana, nos 14 a 16 de julho, na praia de Bombinhas. O evento marca o final da safra de Tainha.
No entanto, uma força tarefa entre a comunidade local garantiu que a festa pudesse acontecer, mostrando resiliência e determinação, assegurando que o tradicional evento Saragaço ocorrerá como planejado neste final de semana, de 14 a 16 de julho.
Fotos: Divulgação
A força-tarefa formada por moradores e organizadores do evento foi vital para que a festa pudesse prosseguir. Eles se uniram e reconstruíram a estrutura destruída pelo ciclone, preparando o terreno para receber 12 ranchos de pesca da cidade e mais de 1.500 participantes.
O Saragaço, que está em sua sétima edição, é uma celebração da cultura local e busca promover a integração entre pescadores, comunidade e visitantes. O evento conta com gincanas entre os ranchos, apresentações culturais, gastronomia típica e performances de artistas locais.
Foto: Prefeitura de Bombinhas/Divulgação
Este ano, mais de 30 provas envolvendo a pesca, a cultura tradicional e brincadeiras antigas estão programadas. Algumas tarefas já começaram a ser realizadas nos próprios ranchos de pesca. Estas são provas que testam as habilidades dos pescadores, como fazer rede, estivar uma canoa ou fisgar um peixe, contribuindo para a pontuação das equipes.
A edição deste ano traz uma novidade: a prova ‘Mestre Chef’, uma competição culinária onde a tainha é o ingrediente principal. Além disso, está confirmada a segunda edição da prova ‘Mar à Tona’, uma corrida de canoas de um pau só, onde as equipes percorrem 10 km entre as praias de Bombinhas e Bombas.
Adauto Saturnino, coordenador geral do evento, ressalta que o Saragaço fortalece a pesca da tainha como patrimônio cultural de Bombinhas e de Santa Catarina. Segundo ele, “O Saragaço valoriza os elementos da nossa cultura, envolve a comunidade tradicional e valoriza seus saberes. Com muita festa, alegria e união, salvaguardamos uma parte da nossa história, dessa tradição milenar”.
Este ano, a festa também terá uma transmissão on-line para aqueles que não conseguirem participar presencialmente. O evento pode ser acompanhado ao vivo pelo link https://saragacobombinhas.com.br/tv_saragaco/.
O Saragaço é organizado pela Associação Saragaço, da comunidade tradicional de Bombinhas, com apoio da Prefeitura de Bombinhas, da Câmara de Vereadores e da Fundação Municipal de Cultura, e patrocínio ouro da Sicredi, Gasparzinho e outras 22 empresas.
Para aqueles que desejam apoiar o evento, é possível contribuir com a “cota comunidade”, doando qualquer valor para ajudar nos custos do Saragaço. O QR Code para pagamento e o valor arrecadado podem ser consultados no link https://saragacobombinhas.com.br/cota-comunidade/.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade