Espécie típica da Antártida foi avistada entre Imbituba e Laguna; animal está saudável e em descanso
Uma foca-caranguejeira, espécie típica das regiões subantártica e antártica, foi registrada pela primeira vez no Litoral Sul de Santa Catarina na noite de segunda-feira (12). O animal foi avistado entre a Praia do Luz, em Imbituba, e os Molhes da Barra, em Laguna, área monitorada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Desde então, equipes do projeto acompanham a presença do mamífero na faixa de areia.
De acordo com o Laboratório de Zoologia da Udesc, a foca apresenta boas condições corporais e, ao que tudo indica, trata-se de um indivíduo errante que teria encalhado para descansar. Por se alimentar exclusivamente de krill, alimento ausente na costa brasileira, é provável que o animal esteja em deslocamento e tenha utilizado a praia como ponto de parada temporária.
A área foi isolada para proteger o animal e garantir a segurança da população. A recomendação é que curiosos mantenham distância, respeitem a sinalização e não levem animais domésticos ao local. Segundo o coordenador do LabZoo, professor Pedro Volkmer de Castilho, apesar de parecer inofensiva, a foca pode reagir com agressividade se estressada, representando risco de acidentes.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.