keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Foca rara é registrada pela primeira vez no Sul de Santa Catarina

Espécie típica da Antártida foi avistada entre Imbituba e Laguna; animal está saudável e em descanso

6 12 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Thaisa Noronha, PMP-BS/Udesc

Uma foca-caranguejeira, espécie típica das regiões subantártica e antártica, foi registrada pela primeira vez no Litoral Sul de Santa Catarina na noite de segunda-feira (12). O animal foi avistado entre a Praia do Luz, em Imbituba, e os Molhes da Barra, em Laguna, área monitorada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Desde então, equipes do projeto acompanham a presença do mamífero na faixa de areia.

De acordo com o Laboratório de Zoologia da Udesc, a foca apresenta boas condições corporais e, ao que tudo indica, trata-se de um indivíduo errante que teria encalhado para descansar. Por se alimentar exclusivamente de krill, alimento ausente na costa brasileira, é provável que o animal esteja em deslocamento e tenha utilizado a praia como ponto de parada temporária.

A área foi isolada para proteger o animal e garantir a segurança da população. A recomendação é que curiosos mantenham distância, respeitem a sinalização e não levem animais domésticos ao local. Segundo o coordenador do LabZoo, professor Pedro Volkmer de Castilho, apesar de parecer inofensiva, a foca pode reagir com agressividade se estressada, representando risco de acidentes.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras flagra descarte irregular de mais de 700 kg de peixe

Veículo foi flagrado por câmeras e recolheu os resíduos para evitar multa de R$ 1 milhão

Meio Ambiente

Pesquisa nacional aponta que Santa Catarina reduziu em 12% o desmatamento da Mata Atlântica

Outro indicativo positivo é que nenhum município catarinense figurou na lista dos 20 municípios com maior desmatamento em área de mata

Meio Ambiente

Descarte irregular de tinta é flagrado no Rio das Oliveiras em Itapema

Suspeita é de que o material tenha sido jogado por trabalhadores que limpavam equipamentos de obras na região

Meio Ambiente

Caminhão é flagrado despejando resíduo no Rio Perequê em Itapema

Guarda Municipal e FAACI atuaram após denúncia de descarte irregular; caso será investigado como crime ambiental

Meio Ambiente

Mancha de óleo em rio preocupa moradores e ameaça espécies marinhas

Óleo vazou de um tanque com aproximadamente 20 mil litros de diesel

Mais notícias

Geral

Bebês reborn com certidão de nascimento e teste do pezinho geram polêmica em cidade de SC

Bonecos hiper-realistas são personalizados com certidão de nascimento e até carteirinha de vacinação

Economia

INSS recebe mais de 470 mil pedidos de contestação de descontos

Segurados podem solicitar devolução de valores cobrados por entidades associativas por meio do app Meu INSS ou telefone 135