keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Florianópolis tem segunda maior inflação entre 17 capitais do Brasil

O estudo aponta que os preços dos alimentos foram os principais responsáveis ​​pela alta do custo de vida

design horizontal 53 Visor Notícias
Foto Ilustrativa

Florianópolis registrou a segunda maior inflação entre 17 capitais do Brasil em 2024, com 5,95%, segundo levantamento do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc. O índice ficou abaixo apenas de São Luís (MA), que atingiu 6,51%.

O estudo aponta que os preços dos alimentos foram os principais responsáveis ​​pela alta do custo de vida na capital catarinense. Entre os produtos que mais subiram estão laranja paulista, com aumento de 46,4%, morango, com 38,7%, e azeite de oliva, com 31,6%.

Inflação em Florianópolis supera São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

A variação de preços em Florianópolis superou a de São Paulo, que registrou 5,01%, Rio de Janeiro, com 4,68%, e Brasília, com 3,92%. O índice também foi maior do que o das demais capitais da Região Sul, como Curitiba, com 4,43%, e Porto Alegre, com 3,56%.

Na média nacional, a inflação fechou em 4,83%, o que significa que Florianópolis teve um índice 1,12 ponto percentual acima da média do país.

Produtos que mais subiram em Florianópolis em 2024

  1. Laranja paulista – 46,4%
  2. Morango – 38,7%
  3. Amoníaco – 37,7%
  4. Analgésicos e antitérmicos – 35%
  5. Azeite de oliva – 31,6%
  6. Sapatos infantis – 31,5%
  7. Alho – 30,6%
  8. Café em pó – 29,4%
  9. Beterraba – 27,8%
  10. Maçã – 27,2%

O único setor que apresentou deflação foi o vestuário, com queda de 2,31% nos preços ao longo do ano.

Uma pesquisa da Esag/Udesc mostra que, além dos alimentos, os setores de transporte, com aumento de 6,21%, saúde, com 6,16%, e habitação, com 6,12%, também tiveram reajustes expressivos. As informações são do ND.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Santa Catarina deve ter recorde de gastos no Dia das Mães em 2025

Catarinenses devem gastar, em média, R$ 307,60 com presentes e comemorações; valor é 28% maior que em 2024 e supera inflação do período

Economia

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, anuncia Aneel

Custo extra será de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos; mudança ocorre após cinco meses de bandeira verde devido à redução das chuvas no país

Economia

Governador apresenta SC a gigantes japonesas e mira investimentos

Estado quer ampliar exportações e atrair investimentos em setores como agronegócio, infraestrutura, inovação e tecnologia

Economia

Santa Catarina lidera alta na demanda por crédito entre empresas

Com crescimento de 32,2% em fevereiro, SC se destaca no país, enquanto RS tem retração; MPEs impulsionam avanço nacional, segundo a Serasa Experian

Mais notícias

Segurança

Homem é resgatado após sofrer queda de parapente em costão de praia de Florianópolis

Homem de 59 anos caiu em costão de difícil acesso na Praia do Gravatá, em Florianópolis

Tempo

Sol entre nuvens marca sexta-feira em SC com clima ameno

Temperaturas seguem baixas ao amanhecer, mas sobem à tarde; frente fria se aproxima à noite, mas sem previsão de chuva significativa