Florianópolis registra o maior número de casos confirmados de Mpox em Santa Catarina, com 7 das 14 infecções reportadas no estado, conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Além da capital, os outros casos estão distribuídos em Itajaí (4), Joinville (1), Balneário Piçarras (1) e São José (1). As informações foram atualizadas no sábado (5) e publicadas nesta quarta-feira (10). Também foram reportados 238 casos suspeitos de Mpox.
A doença, também conhecida como varíola dos macacos, provoca sintomas como erupções cutâneas, febre, dores de cabeça, dores musculares, calafrios e fraqueza. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus Mpox, que pertence à família Poxviridae, é transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas, materiais contaminados ou por roedores infectados.
A Secretaria de Saúde orienta a população a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas e reforça a importância da higiene e do cuidado no contato próximo com pessoas que possam estar infectadas.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.