Serpente venenosa foi percebida por uma gata no bairro Vorstadt; animal foi solto em área de mata e ninguém se feriu
Um filhote de jararacuçu, considerada a maior serpente venenosa do Sul do Brasil, foi encontrado nesta semana na garagem de uma casa no bairro Vorstadt, em Blumenau (SC). O alerta sobre a presença do animal foi feito por uma gata da família, que começou a agir de forma estranha, chamando a atenção dos moradores no momento em que passavam pelo local.
Mesmo sendo um filhote, a jararacuçu é uma serpente peçonhenta e pode representar risco. O animal foi capturado com segurança, colocado em um recipiente de vidro e devolvido à natureza em uma área de mata distante da residência. Especialistas orientam que, nesses casos, a cobra não deve ser morta, e que é possível fazer a remoção sem acionar os bombeiros, desde que com os devidos cuidados.
Esse é o segundo registro recente da presença de jararacuçus na região do Vorstadt. Em novembro de 2023, uma serpente da mesma espécie, com cerca de 1,5 metro, foi capturada após ser vista por um morador durante a limpeza de seu terreno.
A jararacuçu tem hábitos noturnos, se alimenta de anfíbios e pequenos mamíferos, e pode se tornar agressiva se sentir ameaçada. Em caso de picada, o atendimento médico deve ser imediato, pois o veneno pode causar coágulos, hemorragias, insuficiência renal e, em casos extremos, amputações ou até morte.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.