keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

FIESC insiste em postergação do ICMS e propõe protocolo de segurança

Entidade também voltou a defender as atividades na cadeia da construção civil, durante videoconferência, coordenada pelo secretário da Fazenda, Paulo Eli

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, participou na tarde desta terça-feira (31) de videoconferência, coordenada pelo secretário da Fazenda, Paulo Eli, na qual se iniciaram as discussões para estruturar a volta segura das atividades econômicas em paralelo ao enfrentamento da disseminação do coronavírus. No encontro, a entidade voltou a defender a postergação e parcelamento do recolhimento do ICMS pelas empresas catarinenses que foram obrigadas interromper ou reduzir drasticamente suas operações. Também insistiu na volta das atividades na cadeia da construção civil, setor composto, principalmente, por pequenas empresas e, no qual, normalmente, há baixa densidade de trabalhadores nos canteiros de obras.

A FIESC também enviou ao governo uma proposta de protocolo de segurança, com foco nas cadeias produtivas, para permitir simultaneamente o combate ao coronavírus e a retomada segura das atividades econômicas. “A proposta foi enviada ao governo e ficou estabelecido que será apresentada amanhã. A ideia é ampliar nossas possibilidades de enfrentamento do vírus em várias frentes, por meio do uso massivo de tecnologia da informação e da comunicação, EPIs, execução em larga escala de testes PCR (para detecção do vírus) e estruturação logística, em linha com as práticas mais bem-sucedidas internacionalmente. Assim será possível que os esforços para garantir a saúde das pessoas se intensifiquem em paralelo com a volta das atividades econômicas, sem as quais não é possível assegurar a renda e os empregos dos catarinenses”, diz Aguiar. Ele destaca que o olhar por cadeia produtiva é importante e exemplifica com o setor da construção que, para operar, precisa que a indústria produza os materiais, que o comércio venda e que a logística de transporte seja assegurada.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Conta de luz pode subir 9% em SC com nova lei de energia

Derrubada de vetos sobre fontes poluentes pode gerar impacto de R$ 12,81 na tarifa e custar bilhões ao setor elétrico

Economia

Santa Catarina lidera crescimento industrial no Brasil em 2025

Estado teve alta de 8,5% no primeiro trimestre e superou média nacional de 1,9%, com destaque para a indústria metalmecânica

Economia

Santa Catarina registra o melhor desempenho em exportações de carnes dos últimos 28 anos

Entre janeiro e abril, o estado embarcou 677,6 mil toneladas de carnes, incluindo frango, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, com receita de US$ 1,47 bilhão

Economia

SC alcança no primeiro quadrimestre de 2025 o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos

Principais destinos da carne de frango catarinense no período foram Países Baixos, Arábia Saudita, China e Japão

Economia

Santa Catarina busca aumentar exportações e atrair investimentos em meio à disputa comercial entre China e EUA

Com a disputa comercial, o estado pode aumentar as exportações, ganhar novos mercados e impulsionar a competitividade

Mais notícias