keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

FIESC defende que o setor privado não pode arcar sozinho com os custos da crise

Presidente Mario Aguiar falar sobre a conta do coronavírus

O País e o mundo vivem um momento sem precedentes, comparável  a uma guerra, em que precisamos vencer todos juntos, para preservar vidas. As medidas tomadas pelo poder público para reduzir a propagação do coronavírus, contudo, vão gerar perdas irreparáveis para cidadãos e empresas. Fazer frente a elas vai exigir coragem e sacrifício de todos. A conta chegou primeiro à iniciativa privada, mas o setor público e outros segmentos da sociedade também precisarão participar desse esforço.

É inerente à iniciativa privada correr riscos, mas em uma situação de excepcionalidade, como a atual, as empresas não podem suportar toda a carga sozinhas. O que vai acontecer com uma pequena empresa que teve seu faturamento zerado do dia para a noite e que precisa honrar folha de pagamento, impostos e uma infinidade de boletos? Ela pode fechar as portas com a mesma velocidade com que teve seu faturamento interrompido. Importante lembrar ainda que uma parcela enorme da economia brasileira é informal, principalmente devido ao custo do Estado.

Precisamos estar preparados e tomar medidas agora, para que quando a crise da saúde passar não se instale o caos social e tenhamos condições de superar os duríssimos impactos econômicos que se projetarão por bastante tempo. O fardo precisa ser distribuído e alguns devem ser chamados primeiro, começando pelo setor público. Não só com uma parcela de contribuição do servidor, mas também com a revisão de gastos não essenciais. É hora de rever com rigor benefícios, privilégios e despesas supérfluas. A classe política precisa ir além, redirecionando recursos para áreas essenciais. Postergar as eleições e usar o fundo partidário para enfrentar a crise da saúde faz todo o sentido. O capitalizado setor bancário brasileiro deve voltar-se ao seu objetivo mais importante, que é financiar o desenvolvimento, em condições condizentes com o atual momento.

O setor privado ainda não sabe o tamanho da conta. Mas uma certeza existe: ele vai arcar com grande parte dela e, inclusive, já começou a fazer isso. O que se espera é que a conta seja dividia com todos os setores, especialmente aqueles que tem como dever institucional servir a sociedade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Conta de luz pode subir 9% em SC com nova lei de energia

Derrubada de vetos sobre fontes poluentes pode gerar impacto de R$ 12,81 na tarifa e custar bilhões ao setor elétrico

Economia

Santa Catarina lidera crescimento industrial no Brasil em 2025

Estado teve alta de 8,5% no primeiro trimestre e superou média nacional de 1,9%, com destaque para a indústria metalmecânica

Economia

Santa Catarina registra o melhor desempenho em exportações de carnes dos últimos 28 anos

Entre janeiro e abril, o estado embarcou 677,6 mil toneladas de carnes, incluindo frango, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, com receita de US$ 1,47 bilhão

Economia

SC alcança no primeiro quadrimestre de 2025 o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos

Principais destinos da carne de frango catarinense no período foram Países Baixos, Arábia Saudita, China e Japão

Economia

Santa Catarina busca aumentar exportações e atrair investimentos em meio à disputa comercial entre China e EUA

Com a disputa comercial, o estado pode aumentar as exportações, ganhar novos mercados e impulsionar a competitividade

Mais notícias

alimentação

Lindacap abre temporada da feijoada neste sábado (17) com show de Swing Maneiro

Com diversa gastronomia, tradicional restaurante de florianopolis celebra mais de 6 décadas de funcionamento

Segurança

Nove motoristas são flagrados em ultrapassagens irregulares na SC-418

Fiscalização com drones multou os condutores pelas infrações