Há 25 anos, Fernanda Montenegro participou da cerimônia do Globo de Ouro nos Estados Unidos, onde foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em Central do Brasil (1998). Embora o filme tenha conquistado o troféu de Melhor Filme Estrangeiro, a atriz perdeu na categoria de Melhor Atriz para a australiana Cate Blanchett, que foi premiada por sua performance em Elizabeth.
Neste domingo (5), a atriz Fernanda Torres, filha de Montenegro, fez história ao vencer o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, vingando a mãe na categoria. A brasileira superou grandes nomes como Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Kate Winslet (Lee), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Pamela Anderson (The Last Showgirl).
No filme, Fernanda interpreta Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou quatro décadas em busca de respostas sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens, vítima da ditadura militar no Brasil. O papel de Rubens é interpretado por Selton Mello, e o elenco também conta com Fernanda Montenegro.
Durante a cerimônia, Fernanda recebeu o prêmio das mãos de Viola Davis e emocionou a plateia ao dedicar a conquista à mãe: “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.”
A última vitória brasileira na premiação internacional havia sido em 1999, com Central do Brasil.
Filha de peixe, peixinha é
Aos 95 anos, Montenegro não conteve a emoção ao acompanhar a premiação da filha. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais pelo amigo e produtor teatral Alex Júnior, a veterana aparece assistindo ao Globo de Ouro com a família em casa, demonstrando ansiedade enquanto aguardava o anúncio do resultado.
A atriz Viola Davis anunciava as concorrentes ao prêmio quando Fernanda Montenegro elogiou a britânica Tilda Swinton: “Essa é uma atriz ótima”. No momento em que o nome da filha foi chamado, a mãe ergueu o punho e vibrou em silêncio.
Ao ouvir “Fernanda Torres” como vencedora, ela não conteve a emoção. Montenegro levantou os dois braços e gritou em comemoração, acompanhando o anúncio com entusiasmo.
Apesar de a publicação original ter sido apagada, as imagens logo circularam pelas redes sociais, onde fãs de Fernanda celebraram a vitória de sua filha junto com ela.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.