keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Fenômeno ‘El Niño’ no máximo, veja como será o clima no Brasil em dezembro

Para Região Sul, prevê-se chuvas acima da média no Paraná e Santa Catarina

imagem mostra chuvas
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou sua previsão para dezembro de 2023, apontando um mês de contrastes climáticos significativos nas diversas regiões do Brasil. A previsão é de suma importância para a safra 2023/24, pois impacta diretamente a agricultura nas diferentes regiões produtoras.

Na Região Norte, especialmente no oeste do Amazonas, leste do Pará e Tocantins, bem como na maior parte do Nordeste, as chuvas deverão ser próximas ou abaixo da média, com volumes inferiores a 200 mm. Por outro lado, a parte leste do Nordeste permanecerá em seu período seco, com chuvas não ultrapassando os 100 mm.

Em contraste, as Regiões Centro-Oeste e Sudeste esperam chuvas acima da média, especialmente em Mato Grosso, Goiás, centro-sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, com volumes que podem exceder 300 mm. No entanto, áreas do norte de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo podem experimentar chuvas abaixo da média.

Para a Região Sul, prevê-se chuvas acima da média no Paraná e Santa Catarina, com volumes acima de 180 mm. Já o centro-sul do Rio Grande do Sul terá volumes de chuva próximos ou ligeiramente abaixo da média.

O prognóstico para a agricultura é misto. Na região do Matopiba, os baixos volumes de chuva podem manter os níveis de água no solo baixos, afetando a evolução do plantio e o desenvolvimento dos cultivos. Em contrapartida, no Brasil Central, as chuvas favorecerão a recuperação do armazenamento de água no solo, auxiliando a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos, com exceção de algumas áreas específicas.

Na Região Sul, os elevados níveis de água no solo podem beneficiar os cultivos de primeira safra. No entanto, o excesso de chuvas em algumas áreas pode levar a encharcamento do solo, prejudicando a colheita dos cultivos de inverno e a semeadura dos cultivos de primeira safra.

Quanto às temperaturas, a previsão indica valores acima da média na maior parte do país, especialmente no leste do Norte e na maior parte do Nordeste, com médias podendo superar 28ºC. Porém, a presença de chuvas no oeste da Região Sul pode levar a temperaturas mais amenas, inferiores a 24°C. Este cenário climático divergente demonstra a complexidade e a diversidade do clima brasileiro, trazendo desafios e oportunidades para diferentes setores, principalmente a agricultura.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

El Niño perde força, mas calor persiste em Santa Catarina

Embora temporais tendam a diminuir, ainda são esperadas ocorrências esporádicas, especialmente em maio

Tempo

Temperaturas podem atingir os 35°C em Santa Catarina

Este fenômeno é considerado incomum para esta época do ano

Tempo

Semana começa com tempo firme no Rio Grande do Sul

Uma massa de ar seco e quente, que trouxe temperaturas anormalmente altas para o Centro do Brasil, alcançou o estado

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Tempo

Chuva do Rio grande do Sul se aproxima de Santa Catarina

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

Mais notícias

Geral

Plataformas online listam pessoas resgatadas e indicam necessidades dos abrigos no RS

Voluntários trabalham para ajudar famílias e evitar desperdício em pontos de acolhimento