Registro foi feito por câmeras do Refúgio de Vida Silvestre, que abriga ampla biodiversidade no Litoral Norte
Um exemplar do gato-maracajá, espécie de felino rara e ameaçada de extinção, foi registrado por câmeras de monitoramento no Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. O flagrante foi feito em março, mas divulgado nesta semana pela Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema. Além do felino, também foram registrados outros animais silvestres como tamanduá-mirim, mão-pelada e irara.
O gato-maracajá (Leopardus wiedii) possui hábitos noturnos e arborícolas, sendo capaz de saltar longas distâncias entre galhos e girar os tornozelos em até 180 graus. O animal já foi registrado anteriormente no local, onde também habitam outras espécies ameaçadas, como a jaguatirica e o gato-do-mato-pequeno. Apesar da importância do flagrante, a observação direta do animal por visitantes é rara, devido ao seu comportamento solitário e reservado.
O REVIS de Itapema é uma unidade de conservação de proteção integral com 3 mil hectares, abrangendo metade do território do município. O local abriga nascentes de rios que abastecem cidades da região e reúne centenas de espécies da fauna e flora. Estudos identificaram no refúgio 498 espécies vegetais e 93 espécies de mamíferos, anfíbios, répteis e aves. O espaço é mantido com ações de fiscalização, pesquisa científica e educação ambiental.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.