keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Febre transmitida pelo maruim chega aos 140 casos em SC

Luiz Alves e Botuverá são as cidades mais atingidas Febre do Oropouche

WhatsApp Image 2024 07 15 at 15.58.18 Visor Notícias
Foto: Reprodução

A Febre do Oropouche, uma doença transmitida pelo mosquito maruim, alcançou 140 casos confirmados em Santa Catarina, segundo informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC). As cidades mais impactadas são Luiz Alves, com 65 casos, e Botuverá, com 35 casos, ambas localizadas no Vale do Itajaí. As autoridades locais têm intensificado as ações de orientação e controle, especialmente em Botuverá, onde seis novos casos estão aguardando confirmação por exames laboratoriais.

Em Luiz Alves, a situação chegou ao ponto de uma declaração de emergência devido à infestação do mosquito. A prefeitura esclareceu que a percepção de aumento dos casos se deve ao fluxo de liberação dos resultados dos exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LACEN), que também testa para dengue, zika, chikungunya, e vírus Mayaro antes de confirmar a Febre do Oropouche. A cidade relata que as atuais condições climáticas frias estão ajudando a controlar a propagação, já que temperaturas abaixo de 20°C desfavorecem a reprodução do maruim.

Adicionalmente, o Ministério da Saúde alertou sobre os riscos da Febre do Oropouche para gestantes, associando a doença a complicações como abortamentos e microcefalia. O instituto Evandro Chagas identificou a presença de anticorpos do vírus em casos graves, reforçando a necessidade de vigilância intensificada durante a gestação e no acompanhamento de recém-nascidos. Com sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, como dores de cabeça e musculares, a doença não possui tratamento específico e requer cuidado sintomático e repouso.

Fonte: ND+

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Governo do RS declara emergência sanitária após foco de gripe aviária em granja

O decreto tem validade de 60 dias e abrange 12 municípios do estado

Saúde

Veja os riscos da hipertensão precoce e como proteger a saúde

O cuidado com o estilo de vida é um fator crucial para evitar o desenvolvimento da hipertensão

Saúde

10 mitos e verdades sobre a pressão alta

Veja como alguns cuidados são essenciais para controlar a doença e prevenir complicações

Saúde

5 erros para não cometer ao começar a praticar corrida

Veja como alguns cuidados ajudam a evitar lesões e melhoram o seu desempenho

Saúde

4 dicas para incluir a proteína de soja na alimentação

Veja os benefícios da PTS para a saúde e como utilizá-lo em receitas

Mais notícias