keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

FBI alerta EUA para possíveis ataques cibernéticos da Rússia

Governo dos EUA está em alerta máximo para a possibilidade do conflito se espalhar para o ciberespaço

tagreuters.com2021binary LYNXMPEHBC10E FILEDIMAGE Visor Notícias

O ​​impasse entre os Estados Unidos e a Rússia sobre o conflito na Ucrânia até agora se desenrolou principalmente nas frentes diplomáticas e econômicas. Mas agora, enquanto a Rússia invade a Ucrânia e os Estados Unidos impõem novas sanções à Rússia, há preocupações que podem mudar. O governo dos EUA está em alerta máximo para a possibilidade do conflito se espalhar para o ciberespaço, onde a Rússia demonstrou capacidade de causar interrupções e danos significativos no passado.

Na terça-feira (23), um alto funcionário cibernético do FBI alertou empresas e governos locais dos EUA que deveriam estar vigilantes contra possíveis ataques de ransomware, poucos dias depois de várias agências dos EUA emitirem um aviso semelhante a executivos de grandes bancos dos EUA, segundo pessoas com conhecimento de ambas as reuniões. Há várias maneiras pelas quais os hackers russos podem atrapalhar os negócios dos EUA e os americanos em geral.

Precedente de ataques cibernéticos russos

Alguns dos maiores ataques cibernéticos contra a infraestrutura dos EUA nos últimos dois anos foram ligados a supostos hackers russos. A lista inclui o hack da SolarWinds que se infiltrou em várias agências governamentais em 2020, o ataque de ransomware que forçou o fechamento de um dos maiores oleodutos de combustível da América por vários dias no ano passado e outro ataque a um dos maiores produtores de carne do mundo, a JBS.

A Rússia também foi repetidamente acusada de perpetrar campanhas de desinformação online direcionadas aos Estados Unidos, incluindo, principalmente, esforços para interferir nas eleições americanas. Esta semana, autoridades americanas também acusaram a inteligência russa de espalhar desinformação sobre a Ucrânia.

Embora muitos ataques online não possam ser diretamente vinculados ao Estado russo, há uma crença generalizada de que os hackers operam com a bênção da Rússia. Quem diz isso é Herb Lin, pesquisador sênior de política e segurança cibernética do Centro de Segurança e Cooperação Internacional da Universidade de Stanford.

“Eles não operam diretamente para o governo russo, mas operam sob um conjunto de regras que dizem: ‘vocês fazem o que quiserem…” disse à CNN Business.

Ataques à Ucrânia

A Ucrânia já enfrentou vários ataques cibernéticos desde o início do conflito com a Rússia, incluindo um na quarta-feira (23) que teve como alvo o site do parlamento do país, bem como vários bancos e agências governamentais. Analistas dizem que até ataques cibernéticos direcionados contra a Ucrânia podem ter implicações além das fronteiras do país (tanto físicas quanto virtuais).

Em um relatório na terça-feira, analistas da S&P Global Ratings sinalizaram “um risco aumentado de ataques cibernéticos à Ucrânia … que podem criar efeitos indiretos para corporações, governos e outras partes na região e além”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: CNN

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Papa Leão XIV celebra primeira missa no Vaticano; confira o vídeo

O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito na quinta-feira (8) e assumiu nome em homenagem a Leão XIII

Mundo

Segundo dia do conclave começa com fumaça preta e sem definição do sucessor do Papa Francisco

Desde o início da reunião, na quarta-feira (7), nenhuma das rodadas conseguiu atingir os dois terços dos votos necessários

Mundo

Veja imagens da missa e dos rituais que marcam o primeiro dia do conclave para escolha do novo papa

Um total de 133 cardeais de diversas partes do mundo se reúnem na Capela Sistina para conduzir o processo de eleição do novo líder da Igreja Católica

Mundo

Governo do Chile emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,4

Autoridades evacuam costa da região de Magalhães; ondas podem atingir Antártida e extremo sul chileno

Mundo

Chaminé que sinaliza escolha do novo papa é instalada no telhado da Capela Sistina; confira o vídeo

A estrutura será usada na quarta-feira (7), quando os cardeais iniciam a votação para escolher o sucessor de Francisco

Mais notícias

Segurança

Suspeito de matar professora estrangulada diz ser colecionador de cadarços

Vítima foi encontrada no dia 28 de abril com sinais de estrangulamento e um cadarço enrolado no pescoço

Geral

Nubank pode mudar de nome? Regra do Banco Central pode afetar marcas de fintechs no Brasil

Intenção é evitar que o consumidor confunda o escopo de atuação de diferentes instituições