O animal, que tinha aproximadamente 40 centímetros, foi devolvido ao seu habitat natural
Moradores de Jaraguá do Sul tiveram uma surpresa inusitada na tarde de sexta-feira (8). Uma cobra foi encontrada dentro de um carrinho de bebê durante a retirada de brinquedos. A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) foi chamada para identificar e resgatar o animal.
Christian Raboch, biólogo especialista em serpentes, foi o responsável pela identificação do animal. De acordo com ele, a cobra pertence à espécie dormideira, conhecida por não ser venenosa. O animal, que tinha aproximadamente 40 centímetros, foi devolvido ao seu habitat natural.
A espécie dormideira é comum na região e muitas vezes é vista em hortas e hortaliças, locais onde encontra sua dieta principal: lesmas e caracóis. Raboch esclareceu que esse tipo de cobra é frequente em ambientes urbanos.
Em todo o território brasileiro, diversas espécies do gênero Dipsas são encontradas. Contudo, é raro encontrar cobras dormideiras com mais de um metro de comprimento. A espécie mais comum na região é a Dipsas neuwiedi.
Por fim, em situações de encontro com serpentes, é vital saber o que fazer em caso de picada. A orientação é que não se deve fazer cortes, perfurações ou sucções no local atingido. O procedimento recomendado é lavar a área com água e sabão e procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.