keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Família de menino de Porto Belo com doença rara pede ajuda para custear tratamento

Gustavo Nicolas, de 9 anos, tem adrenoleucodistrofia e precisa de apoio financeiro para exames, equipamentos e adaptação da casa

gustavo nicolas adrenoleucodistrofia Visor Notícias
Foto: Arquivo Pessoal / Visor Notícias

A família de Gustavo Nicolas, de 9 anos, morador de Porto Belo, em Santa Catarina, está mobilizada para arrecadar recursos e garantir os cuidados necessários ao menino, diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença genética rara e degenerativa. Gustavo perdeu os movimentos, a fala e a capacidade de se alimentar normalmente, sendo necessário o uso de sonda nasogástrica.

O tratamento da doença é paliativo e os custos incluem a compra de equipamentos como cadeira de rodas, cama adaptada e cadeira de banho, além da adaptação da casa onde Gustavo vive com a mãe, Nivanete de Queiroz, em uma quitinete. Também são necessários exames genéticos nos irmãos para avaliar o risco da mesma condição.

Para arrecadar fundos, a família promoverá um bingo beneficente no dia 25 de maio, às 14h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Porto Belo. Além disso, doações podem ser feitas via Pix no CPF da mãe (042.552.129-02) ou por meio de uma campanha online no site Vakinha, disponível no link: vakinha.com.br/vaquinha/ajude-meu-filho-gustavo-nicolas.

A adrenoleucodistrofia (ALD) é causada por uma mutação no gene ABCD1, que leva ao acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa no sistema nervoso e nas glândulas adrenais. A doença afeta especialmente meninos, comprometendo progressivamente habilidades motoras, cognitivas, audição e visão. Há campanhas, principalmente no estado do Paraná, para que a doença seja incluída no “teste do pezinho”.

Sem tratamento adequado, a forma mais grave da doença pode evoluir rapidamente, provocando paralisia e, em muitos casos, morte em poucos anos. A campanha busca garantir mais dignidade e qualidade de vida para Gustavo e sua família diante desse diagnóstico desafiador. A doença foi retratada no filme “Óleo de Lorenzo”, de 1992.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Papa Leão XIV já esteve no Brasil duas vezes e nova visita marcada para este ano

Antes de ser eleito pontífice, Robert Prevost visitou Guarulhos e Belo Horizonte como líder dos Agostinianos; nova visita foi adiada em 2025

Geral

Confira resultado do sorteio de R$ 38 milhões da Mega-Sena

Sorteio foi realizado nesta quinta-feira (8) em São Paulo

Geral

Signos que vão encontrar um amor em maio; veja se o seu está na lista

Cinco signos estão com o romance favorecido pelos astros neste mês

Geral

Bebê nasce dentro de prefeitura de cidade do Planalto Norte de SC

Mãe de 18 anos entrou em trabalho de parto no banheiro do prédio público

Mais notícias

Economia

Projeto cria o Super MEI para quem fatura até R$ 140 mil

Nova categoria propõe transição entre MEI e microempresa com mais limite de receita, dois funcionários e tributo simplificado

Tempo

Santa Catarina terá calor e risco de temporais nesta sexta-feira

Frente fria avança e provoca tempestades com raios, ventos fortes e chance de granizo, principalmente no Oeste e divisa com o RS