As exportações de carne de frango de Santa Catarina alcançaram o melhor resultado mensal desde maio de 2019, com 105,6 mil toneladas enviadas ao exterior em setembro. O volume representa um aumento de 25,3% em relação a agosto e de 23,1% na comparação com setembro de 2023. As receitas somaram US$ 386,7 milhões, uma elevação de 16,9% frente a agosto e de 26,4% em relação ao ano passado. O levantamento foi realizado pela Epagri/Cepa, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e disponibilizado no Observatório Agro Catarinense.
No acumulado de 2024, Santa Catarina foi responsável por 23,4% das receitas nacionais da exportação de carne de frango. Destinos como Japão, Países Baixos e Emirados Árabes Unidos mostraram variações positivas em quantidade e valor, enquanto China e Arábia Saudita registraram quedas nos embarques.
Exportação de carne suína também em alta
O estado também apresentou um crescimento expressivo na exportação de carne suína, com 61,4 mil toneladas enviadas em setembro, o que representa um aumento de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O analista da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl, prevê um cenário otimista: “Se o ritmo de embarques se mantiver, Santa Catarina poderá bater um novo recorde de exportações de carne suína este ano.”
As Filipinas se consolidaram como o principal destino da carne suína catarinense, respondendo por 24,3% das receitas, seguidas por China e Japão. As vendas para o Japão, em particular, tiveram um aumento expressivo, com crescimento de 125,2% em quantidade e 120,2% em valor.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.