keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Ex-Prefeito de São Miguel do Oeste é condenado por fraude em licitação

Além do ex-Prefeito Nelson Foss da Silva, foram condenados o então Secretário da Fazenda, Ivanor Simon, a ex-Procuradora do município e dois advogados, por fraudarem uma licitação para prestação de serviços de advocacia.

d5fa1ca586267e4426d6624817f16a76 Visor Notícias

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação de Nelson Foss da Silva, ex-Prefeito de São Miguel do Oeste, do ex-Secretário da Fazenda Ivanor Simon, da então Procuradora Jurídica do município, Marina Guerini, e de Cleyton Adriano Moresco e Paulo Cesar Gnoatto, advogados da empresa paranaense Gnoato e Moreto Advogados Associados, por fraude em uma licitação para contratação de serviços de advocacia cujo objeto era a recuperação de créditos tributários para o município. 

A ação civil pública foi ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, com atuação na área da moralidade administrativa. Na ação de 2016, a Promotoria relata que a empresa foi contratada por inexigibilidade de licitação, de forma fraudulenta e por um valor que ¿beira o absurdo¿ (R$ 375 mil). O serviço prestado pelo escritório de advocacia poderia ser realizado pelos assessores e procuradores jurídicos do município e não deveria ser alvo dessa modalidade de licitação, por se tratar de uma ação judicial com ampla jurisprudência e diversas decisões judiciais, inclusive com repercussão pública. Apesar disso, em abril de 2010 foi firmado um contrato entre o município de São Miguel do Oeste e a empresa paranaense.  

Segundo o Ministério Público, a contratação foi iniciada a pedido do então Secretário Ivanor Simon, teve o parecer jurídico aprovado pela então Procuradora do município Marina Guerini e a contratação aprovada pelo ex-Prefeito Nelson Foss. Já os advogados Cleyton Adriano Moresco e Paulo Cesar Gnoatto, mesmo cientes da ausência de singularidade do serviço e do valor exacerbado, ofereceram o trabalho. Dessa forma, todos agiram em conluio para favorecer a empresa e em afronta à Lei de Licitações (Lei n. 8.666/93). 

De acordo com o Ministério Público, além de irregularidades, a contratação também teve como objetivo enriquecer ilicitamente os sócios da empresa. Diante dos fatos apresentados pelo Ministério Público, os cinco réus foram condenados em 19 de novembro de 2019 pelo Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de São Miguel do Oeste. 

Nelson Foss da Silva, Marina Guerini e Ivanor Simon foram condenados à suspensão dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa civil de 10 vezes o valor da remuneração percebida pelos agentes públicos à época dos fatos. 

Os advogados Cleyton Adriano Moresco e Paulo Cesar Gnoatto foram condenados ao pagamento de multa civil de 10 vezes o valor da remuneração percebida pelo ex-Prefeito Nelson Foss da Silva (agente público com maior remuneração) e à proibição de contratação com o Poder Público ou de recebimento de benefícios fiscais pelo prazo de três anos.  

A empresa Gnoato e Moresco Associados também foi condenada à pena de proibição de contratação com o Poder Público ou de recebimento de benefícios fiscais pelo prazo de três anos.

 Na época em que a ação civil pública foi ajuizada, para impedir prejuízo aos cofres públicos, o MPSC obteve uma medida liminar para suspender o contrato e os pagamentos até o julgamento. Junto com a condenação dos réus, a Justiça também confirmou a liminar e determinou que todos os valores relativos ao contrato sejam revertidos em favor do município de São Miguel do Oeste. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Assembleia Legislativa de SC aprova aumento de 21,5% para a Segurança Pública

Reajuste proposto por Jorginho Mello será pago em três parcelas até abril de 2026 e beneficia mais de 35 mil servidores ativos e inativos

Política

Comissão de Saúde da Câmara de Itapema fiscaliza hospital e cobra melhorias

Vereadores acompanham plano de ação do Hospital Santo Antônio após questionamentos a respeito do atendimento

Política

Prefeito de Itapema destaca o Masterplan da cidade e prevê economia de R$ 50 milhões em 4 anos

Planejamento urbano, investimentos em escolas, drenagem e nova orla foram assuntos da entrevista ao Visor Notícias

Política

Novo presidente da OAB de Santa Catarina cumpre primeira agenda de trabalho em Tijucas

Juliano Mandelli dará posse à nova diretoria local e debaterá temas da advocacia com profissionais da região

Política

Vereador André de Oliveira presta contas dos 100 dias de mandato em Itapema

Parlamentar apresenta ações nesta quinta (10), às 19h, na Câmara Municipal

Mais notícias

Segurança

Grupo criminoso é preso por planejar assassinato de homem em situação de rua

Crime seria cometido de forma brutal e transmitido ao vivo pela internet

Segurança

Homem é picado por serpente venenosa enquanto roçava terreno em SC

Vítima foi levada ao hospital com fortes dores e segue internada