Um estudo recente publicado pela Universidade do Colorado revelou que ser solteiro aumenta significativamente os riscos de morrer por problemas cardíacos. A pesquisa, conduzida no Hospital Universitário de Würzburg, na Alemanha, apontou que pessoas solteiras com insuficiência cardíaca têm um risco 83% maior de morrer de infarto do que as casadas.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 1.000 pacientes internados por insuficiência cardíaca entre 2004 e 2007, acompanhando-os por mais de 10 anos. Desses pacientes, 633 eram casados e 357 eram solteiros (incluindo 195 viúvos, 96 que nunca se casaram e 84 separados ou divorciados). A análise revelou que a taxa de mortalidade por infarto foi significativamente maior entre os solteiros.
Durante o período de estudo, 679 pessoas morreram. Os dados mostraram que ser solteiro estava associado a um aumento de 58% no risco de morte por todas as causas e a um aumento de 83% no risco de morte cardiovascular. Os pesquisadores sugerem que o apoio social e a “proteção” oferecidos pelo casamento podem desempenhar um papel crucial no tratamento e na sobrevivência de pacientes cardíacos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.