keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Estudo pioneiro realizado em SC busca transformar a logística no Brasil com transporte de cargas a 600 km/h

Pesquisa analisou rota de 549 km entre Porto de Santos e São José do Rio Preto, passando por São Paulo e Campinas

WhatsApp Image 2025 03 28 at 08.12.00 Visor Notícias
Sistema permite transporte em alta velocidade dentro de tubos metálicos e ambiente de baixa pressão. Foto: Divulgação

O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou um estudo pioneiro sobre a aplicação da tecnologia HyperloopTT no transporte de cargas. A pesquisa analisou uma rota de 549 km na região Sudeste do Brasil, conectando o Porto de Santos a São José do Rio Preto, com passagem por São Paulo e Campinas.

WhatsApp Image 2025 03 28 at 08.12.59 Visor Notícias
Foto: Divulgação

A pesquisa foi conduzida em parceria com a Hyperloop Transportation Technologies e o EGA Group e confirmou a viabilidade do sistema, denominado HyperPort, para operação no Brasil. De acordo com o estudo, o modelo poderia operar a 600 km/h, transportando até 5.600 TEUs (equivalente a contêineres de 20 pés) diariamente.

O professor Wellington Repette, coordenador do LabTrans, explicou que o HyperPort é um sistema de transporte de carga baseado em tubos metálicos com ambiente de baixa pressão, permitindo alta velocidade na movimentação de contêineres.

Próximos passos do HyperPort incluem estudos ambientais e captação de investimentos

Com a conclusão do estudo de viabilidade do HyperPort, os próximos passos incluem a realização de estudos ambientais, análise regulatória, projeto executivo e a captação de investimentos para a construção do sistema. A primeira fase do projeto prioriza o trecho Santos—Campinas, com 169 km de extensão, considerado o mais estratégico para a viabilidade econômica do empreendimento. O custo estimado para a infraestrutura é de US$ 9,6 bilhões, com um retorno potencial de US$ 17,1 bilhões em um período de 30 anos.

De acordo com Edgard Raoul Gomes Neto, advogado e executivo da HyperloopTT no Brasil, o projeto atende a diretrizes estratégicas e sustentáveis do país. “Essa solução traz uma grande oportunidade para os setores públicos e privados brasileiros cumprirem com o compromisso de sustentabilidade assumido perante a Agenda 2030 e 2050 da ONU, que consiste no conjunto de metas e ações para o futuro do planeta, como a neutralidade em carbono, o aumento da sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma.

Conheça os principais benefícios do sistema:

Benefícios do Novo Sistema de TransporteExplicação
Redução no congestionamento rodoviárioA redução do número de caminhões nas estradas diminui o trânsito, reduz os riscos de acidentes e os custos de manutenção viária. O estudo aponta que 4.000 caminhões/dia deixariam de circular, aliviando a infraestrutura viária.
Menos emissões de carbonoPainéis fotovoltaicos instalados sobre as vias forneceriam grande parte da energia necessária para a operação do sistema, reduzindo a dependência de fontes poluentes.
Maior eficiência logísticaO tempo de transporte entre Santos e São Paulo poderia ser reduzido de várias horas para apenas 20 minutos.
Solução sustentávelPor ser inteiramente elevado ou subterrâneo, o sistema evita a segregação das áreas por onde passa e minimiza impactos negativos na fauna e flora locais, tornando-se uma alternativa ambientalmente amigável.
Redução de obras em outros modaisA alta eficiência do HyperPort reduz a necessidade de ampliações em rodovias e ferrovias para aumentar a capacidade de transporte, minimizando custos e impactos socioambientais.

Assista o vídeo demonstrativo do HyperPot:

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Núcleo de Comunicação da LabTrans | UFSC

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

WhatsApp lança recurso para proteger conversas e impedir exportações

Nova função de privacidade impede exportação de conversas e salvamento automático de mídias, mas ainda permite capturas de tela pelos participantes

Tecnologia

Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias

Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real

Tecnologia

Alunos brasileiros conquistam prêmio em mundial de robótica nos Estados Unidos

Equipe do Colégio Visconde de Porto Seguro foi destaque no FIRST LEGO League World Festival em Houston

Tecnologia

Florianópolis tem maior PIB de tecnologia entre capitais

Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento

Tecnologia

WhatsApp apresenta instabilidade e falha ao enviar mensagens neste sábado

Usuários relatam erros no envio de mensagens e mídias desde as 7h

Mais notícias

Segurança

Homem tenta matar companheira a facadas e foge com dinheiro em SC

Mulher foi socorrida com ferimentos graves e suspeito foi localizado pela polícia

Segurança

Homem é preso após ostentar arma em briga de bar em SC

Suspeito foi imobilizado por frequentadores e autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo