O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou um estudo pioneiro sobre a aplicação da tecnologia HyperloopTT no transporte de cargas. A pesquisa analisou uma rota de 549 km na região Sudeste do Brasil, conectando o Porto de Santos a São José do Rio Preto, com passagem por São Paulo e Campinas.
Foto: Divulgação
A pesquisa foi conduzida em parceria com a Hyperloop Transportation Technologies e o EGA Group e confirmou a viabilidade do sistema, denominado HyperPort, para operação no Brasil. De acordo com o estudo, o modelo poderia operar a 600 km/h, transportando até 5.600 TEUs (equivalente a contêineres de 20 pés) diariamente.
O professor Wellington Repette, coordenador do LabTrans, explicou que o HyperPort é um sistema de transporte de carga baseado em tubos metálicos com ambiente de baixa pressão, permitindo alta velocidade na movimentação de contêineres.
Próximos passos do HyperPort incluem estudos ambientais e captação de investimentos
Com a conclusão do estudo de viabilidade do HyperPort, os próximos passos incluem a realização de estudos ambientais, análise regulatória, projeto executivo e a captação de investimentos para a construção do sistema. A primeira fase do projeto prioriza o trecho Santos—Campinas, com 169 km de extensão, considerado o mais estratégico para a viabilidade econômica do empreendimento. O custo estimado para a infraestrutura é de US$ 9,6 bilhões, com um retorno potencial de US$ 17,1 bilhões em um período de 30 anos.
De acordo com Edgard Raoul Gomes Neto, advogado e executivo da HyperloopTT no Brasil, o projeto atende a diretrizes estratégicas e sustentáveis do país. “Essa solução traz uma grande oportunidade para os setores públicos e privados brasileiros cumprirem com o compromisso de sustentabilidade assumido perante a Agenda 2030 e 2050 da ONU, que consiste no conjunto de metas e ações para o futuro do planeta, como a neutralidade em carbono, o aumento da sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma.
Conheça os principais benefícios do sistema:
Benefícios do Novo Sistema de Transporte
Explicação
Redução no congestionamento rodoviário
A redução do número de caminhões nas estradas diminui o trânsito, reduz os riscos de acidentes e os custos de manutenção viária. O estudo aponta que 4.000 caminhões/dia deixariam de circular, aliviando a infraestrutura viária.
Menos emissões de carbono
Painéis fotovoltaicos instalados sobre as vias forneceriam grande parte da energia necessária para a operação do sistema, reduzindo a dependência de fontes poluentes.
Maior eficiência logística
O tempo de transporte entre Santos e São Paulo poderia ser reduzido de várias horas para apenas 20 minutos.
Solução sustentável
Por ser inteiramente elevado ou subterrâneo, o sistema evita a segregação das áreas por onde passa e minimiza impactos negativos na fauna e flora locais, tornando-se uma alternativa ambientalmente amigável.
Redução de obras em outros modais
A alta eficiência do HyperPort reduz a necessidade de ampliações em rodovias e ferrovias para aumentar a capacidade de transporte, minimizando custos e impactos socioambientais.
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Fonte: Núcleo de Comunicação da LabTrans | UFSC
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
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