keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Estudo diz que “Geleira do Apocalipse” pode derreter mais rápido e aumentar 1 metro nível do mar

A “Geleira do Apocalipse” da Antártida – foi apelidada assimporque seu colapso pode levar a um aumento catastrófico do nível do mar – está derretendo rapidamente de maneiras inesperadas, de acordo com uma nova pesquisa

geleira Visor Notícias
Foto: Divulgação/ Wikicommons

Uma recente pesquisa realizada por especialistas de universidades dos Estados Unidos e Canadá, com apoio da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), trouxe novas preocupações sobre a geleira Thwaites, na Antártica, apelidada de “geleira do Juízo Final” ou “geleira do apocalipse”. O estudo, publicado no jornal científico “Proceedings of the National Academy of Sciences”, destaca que a geleira está sob um risco maior de derretimento do que previamente estimado.

As imagens de satélite usadas pelos pesquisadores revelaram que a Thwaites está sendo movimentada pelas marés mais intensas, que conseguem levantar a geleira e permitir a infiltração de água quente do oceano em sua base, por até 6 km de distância. Esse contato com a água mais quente torna a geleira mais vulnerável ao derretimento, um fenômeno que pode elevar o nível do mar em até um metro se a Thwaites colapsar completamente.

Christine Dow, coautora do estudo e professora da Faculdade de Meio Ambiente da Universidade de Waterloo, explica que o derretimento da Thwaites não só é preocupante por si só, mas também porque pode influenciar todo o sistema da camada de gelo antártica, elevando significativamente o nível dos oceanos. Ainda não está claro com que rapidez esse processo pode acontecer, mas os cientistas alertam para a necessidade de monitoramento contínuo.

O contexto global de aquecimento é alarmante. Em 2023, a extensão de gelo marinho na Antártica alcançou o menor nível já registrado, resultando em um aumento acelerado do nível do mar. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (WMO), a elevação do nível do mar nas últimas décadas tem sido duas vezes mais rápida em comparação com a primeira década de medições (1993-2002).

As consequências desse derretimento são devastadoras para comunidades em todo o mundo. Projeções indicam que um quinto de Bangladesh pode ficar submerso, enquanto ilhas no Pacífico enfrentam o risco de desaparecer. Grandes cidades costeiras, incluindo Miami e Nova York, também estão vulneráveis a inundações.

No Brasil, a situação não é menos grave. Uma análise da Nasa aponta que 293 cidades portuárias globais, incluindo Rio de Janeiro, Recife e Belém, serão afetadas pelo derretimento das massas de gelo ao longo do processo. Este estudo ressalta a urgência de ações climáticas para mitigar os impactos futuros e proteger as regiões mais vulneráveis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Vídeo mostra momento em que helicóptero cai no rio Hudson em Nova York

Seis pessoas morreram na queda, incluindo duas crianças, segundo autoridades locais

Mundo

Helicóptero cai no rio Hudson, em Nova York; há mortos

Cinco pessoas estavam a bordo; equipes de resgate seguem buscas por sobreviventes

Mundo

Número de mortos em desabamento de boate sobe para 221

Equipes encerram buscas após tragédia histórica

Mundo

Sobe para 124 o número de mortos em desabamento de teto de boate

Estrutura cedeu durante show e deixou mais de 250 feridos

Mundo

Sobe para 113 o número de mortos em desabamento de teto de boate

As equipes de resgate continuam trabalhando na busca por pessoas desaparecidas

Mais notícias

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 20/04/2025

Neste domingo, haverá uma combinação de aspectos planetários que ativarão tanto desafios quanto oportunidades para os signos. As energias em jogo demandarão consciência, pois trarão lições valiosas sobre relacionamentos, propósito de vida e autoconhecimento. Para […]

cultura, Cultura & Entretenimento, Edicase

5 orações para o Dia de Santo Expedito

O Dia de Santo Expedito é comemorado em 19 de abril. Padroeiro dos militares, estudantes e viajantes, ele é um dos mais poderosos intercessores junto a Deus nas situações de urgência. Para os que nele […]