keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Estudo aponta falta de áreas verdes nas escolas de Florianópolis

Levantamento foi feito pelo Instituto Alana, com dados do MapBiomas e análise da Fiquem Sabendo

WhatsApp Image 2025 01 02 at 10.41.54 Visor Notícias
Foto: ilustrativa/canva/visor

Um levantamento inédito do Instituto Alana, com dados do MapBiomas e análise da Fiquem Sabendo, revelou que 25% das escolas de Florianópolis não possuem áreas verdes. Essa carência, que afeta diretamente o aprendizado e o bem-estar das crianças, é ainda mais preocupante quando somada à ausência de praças ou parques em regiões próximas a 31,4% dessas instituições.

Para muitas crianças, a escola é o principal espaço de contato com a natureza, essencial para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Estudos científicos mostram que áreas verdes melhoram indicadores como imunidade, memória, sociabilidade e alívio do estresse. Sem esse acesso, as crianças ficam confinadas em ambientes internos, muitas vezes expostas ao excesso de telas.

A pesquisa revelou um forte vínculo entre a falta de áreas verdes, desigualdades sociais e raciais. Cerca de 90% das escolas em áreas de risco climático estão localizadas em um raio de até 500 metros de favelas ou comunidades urbanas. Além disso, 51% dessas instituições atendem majoritariamente alunos negros, enquanto apenas 4,7% das escolas em áreas mais verdes têm a mesma composição racial.

Em termos climáticos, escolas com maioria de alunos negros estão, frequentemente, em regiões com temperaturas 3,57°C acima da média, enquanto apenas 16,5% das escolas com maioria de alunos brancos enfrentam esse mesmo problema.

A situação é mais crítica na educação infantil, onde 43,5% das escolas brasileiras não têm áreas verdes. Em Florianópolis, 20% das instituições estão localizadas a mais de 500 metros de praças ou parques. Curiosamente, as escolas públicas superam as privadas nesse quesito: 31% das públicas têm mais de 30% de áreas verdes, contra apenas 9% das particulares, mostrando um caminho promissor para políticas públicas.

O Instituto Alana defende a transformação das escolas em espaços verdes e resilientes para enfrentar eventos climáticos extremos, como ondas de calor e enchentes. “A natureza deve ser fonte de saúde e aprendizado, não uma ameaça”, afirma JP Amaral, gerente de Natureza do instituto.

Propostas incluem a implementação de jardins de chuva, captação de água, compostagem e restauração da vegetação nativa. Essas medidas aumentam a biodiversidade, equilibram o clima e promovem benefícios para a saúde física e mental das crianças.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Jessica
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Santa Catarina tem 78% dos pontos próprios para banho

Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho

Meio Ambiente

SC lançará programa estadual de castração animal abrangendo 291 municípios

Programa "Pet Levado a Sério" prevê 90 mil castrações até 2026, com investimento de R$ 18 milhões

Meio Ambiente

Homens são flagrados cortando árvore ameaçada de extinção no Norte de SC

A Polícia Militar Ambiental realizou uma fiscalização após receber uma denúncia anônima na área rural de Mafra

Meio Ambiente

Felino ameaçado de extinção é flagrado em unidade de conservação em Itapema

Registro foi feito por câmeras do Refúgio de Vida Silvestre, que abriga ampla biodiversidade no Litoral Norte

Meio Ambiente

Itapema inaugura novo espaço do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal

Localizado no bairro Morretes, a estrutura tem capacidade de abrigar 200 animais; veja o vídeo

Mais notícias

Geral

Formandos que levaram golpe em SC ganham pós-graduação gratuita

Turma de Direito teve festa adiada após colega gastar R$ 77 mil no “Jogo do Tigrinho”

Segurança

Cantor Hugo da dupla com Raphael sofre acidente grave

Sertanejo teve traumatismo craniano, mas já recebeu alta e se recupera em casa com apoio da família