keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Estudo aponta alta nos pequenos negócios de Santa Catarina

Entre outubro e dezembro, 57,3% das empresas registraram aumento nas vendas

design horizontal 2025 03 17T090604.946 Visor Notícias
Foto: Ilustrativa/Canva

Uma pesquisa realizada pelo Observatório do Sebrae Santa Catarina apontou que a maioria dos pequenos negócios do estado teve resultados positivos no quarto trimestre de 2024, mas projeta um cenário mais difícil para 2025 devido à alta da inflação e dos juros. Entre outubro e dezembro, 57,3% das empresas registraram aumento nas vendas, o que levou a um crescimento geral de 4,1% no faturamento do setor. As indústrias tiveram o melhor desempenho, com avanço de 8,35%, seguidas pelo setor de serviços, que cresceu 5,4%. Já o comércio permaneceu estável no período.

Os principais fatores apontados para o crescimento das vendas foram a sazonalidade, citada por 71,2% das empresas, a maior demanda, mencionada por 24,5%, e a fidelidade dos clientes, com 11,8% das respostas. No entanto, para o primeiro trimestre de 2025, os empresários demonstram maior cautela. Apenas 34,6% acreditam que as vendas aumentarão, enquanto no trimestre anterior, mais de 50% tinham essa expectativa. No comércio, a projeção é de uma queda de 8,5% no faturamento.

A pesquisa também mostrou que 61,1% dos pequenos negócios enfrentaram aumento de custos no final de 2024, e 30,1% identificaram as pressões inflacionárias como o maior desafio do período. Com a inflação ainda alta e os juros em crescimento, o pessimismo aumentou. No último trimestre de 2024, 33,8% dos empresários acreditavam que a economia brasileira iria piorar. Para o primeiro trimestre de 2025, esse índice subiu para 63,8%.

A incerteza econômica também afetou os investimentos. No fim de 2024, 31,8% dos pequenos negócios fizeram aportes. Para os primeiros meses de 2025, apenas 14,8% planejam investir, principalmente na compra de equipamentos e ferramentas (39%), infraestrutura e reformas (25,4%) e marketing digital (16,9%).

O levantamento ouviu 400 pequenas empresas em Santa Catarina nos meses de janeiro e fevereiro, abrangendo diferentes regiões do estado e segmentos como MEIs, micro e pequenas empresas.

Com informações da colunista do NSC Total, Estela Benetti.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Jessica
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

INSS recebe mais de 470 mil pedidos de contestação de descontos

Segurados podem solicitar devolução de valores cobrados por entidades associativas por meio do app Meu INSS ou telefone 135

Economia

Conta de luz pode subir 9% em SC com nova lei de energia

Derrubada de vetos sobre fontes poluentes pode gerar impacto de R$ 12,81 na tarifa e custar bilhões ao setor elétrico

Economia

Santa Catarina lidera crescimento industrial no Brasil em 2025

Estado teve alta de 8,5% no primeiro trimestre e superou média nacional de 1,9%, com destaque para a indústria metalmecânica

Economia

Santa Catarina registra o melhor desempenho em exportações de carnes dos últimos 28 anos

Entre janeiro e abril, o estado embarcou 677,6 mil toneladas de carnes, incluindo frango, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, com receita de US$ 1,47 bilhão

Economia

SC alcança no primeiro quadrimestre de 2025 o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos

Principais destinos da carne de frango catarinense no período foram Países Baixos, Arábia Saudita, China e Japão

Mais notícias

Segurança

Fiscalização na SC-401 remove frota de motos por irregularidades

Ação da PMRv em Florianópolis flagrou veículos com licenciamento vencido, escapamentos irregulares e ausência de placas