Uma pesquisa realizada pelo Observatório do Sebrae Santa Catarina apontou que a maioria dos pequenos negócios do estado teve resultados positivos no quarto trimestre de 2024, mas projeta um cenário mais difícil para 2025 devido à alta da inflação e dos juros. Entre outubro e dezembro, 57,3% das empresas registraram aumento nas vendas, o que levou a um crescimento geral de 4,1% no faturamento do setor. As indústrias tiveram o melhor desempenho, com avanço de 8,35%, seguidas pelo setor de serviços, que cresceu 5,4%. Já o comércio permaneceu estável no período.
Os principais fatores apontados para o crescimento das vendas foram a sazonalidade, citada por 71,2% das empresas, a maior demanda, mencionada por 24,5%, e a fidelidade dos clientes, com 11,8% das respostas. No entanto, para o primeiro trimestre de 2025, os empresários demonstram maior cautela. Apenas 34,6% acreditam que as vendas aumentarão, enquanto no trimestre anterior, mais de 50% tinham essa expectativa. No comércio, a projeção é de uma queda de 8,5% no faturamento.
A pesquisa também mostrou que 61,1% dos pequenos negócios enfrentaram aumento de custos no final de 2024, e 30,1% identificaram as pressões inflacionárias como o maior desafio do período. Com a inflação ainda alta e os juros em crescimento, o pessimismo aumentou. No último trimestre de 2024, 33,8% dos empresários acreditavam que a economia brasileira iria piorar. Para o primeiro trimestre de 2025, esse índice subiu para 63,8%.
A incerteza econômica também afetou os investimentos. No fim de 2024, 31,8% dos pequenos negócios fizeram aportes. Para os primeiros meses de 2025, apenas 14,8% planejam investir, principalmente na compra de equipamentos e ferramentas (39%), infraestrutura e reformas (25,4%) e marketing digital (16,9%).
O levantamento ouviu 400 pequenas empresas em Santa Catarina nos meses de janeiro e fevereiro, abrangendo diferentes regiões do estado e segmentos como MEIs, micro e pequenas empresas.
Com informações da colunista do NSC Total, Estela Benetti.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.