Contrato de estágio foi encerrado com o jovem, segundo informou prefeitura de Xanxerê
Um estagiário da prefeitura de Xanxerê, no Oeste do Estado, que teve acesso a um relatório da Defesa Civil de Santa Catarina, onde constava a informação de 23 casos de coronavírus na Secretaria Regional da Defesa Civil, e divulgou através do WhatsApp, que esses números eram casos apenas da cidade, teve o contrato de trabalho encerrado pela prefeitura. Segundo o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, os dados foram contabilizados das setes cidades da região, mas foi divulgado como de Xanxerê. municípios.
Por conta da divulgação da fake News, a prefeitura que o estagiário não faz mais parte da equipe do município. O promotor ressaltou que informações colhidas ao acaso não podem ser publicadas como verdadeiras, “é crime espalhar mentiras sobre pandemia e nós vamos investigar todos os casos, pois não é hora de achismo, essas pessoas serão responsabilizadas pelas notícias que compartilham”, diz. O Delegado Regional de Xanxerê Adilson Bressan, na oportunidade, ressaltou que a difusão de notícias falsas pode acarretar em processos tanto para quem publica como para quem compartilha, podendo levar a oito anos de reclusão. “A Polícia Civil consegue rastrear a pessoa que publicou ou compartilhou a Fake News, e assim utilizar os meios necessários para conter quem está disseminando notícias falsas”.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.