O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade do Governo de Santa Catarina em Florianópolis, realizou uma cirurgia inédita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que preservou a perna de um jovem com osteossarcoma, um dos tumores ósseos mais agressivos. A intervenção substituiu o fêmur, o joelho e o quadril por uma endoprótese biarticulada, evitando a amputação e garantindo mais qualidade de vida ao paciente.
O procedimento marca um avanço no tratamento oncológico ortopédico em Santa Catarina. O osteossarcoma é o tipo mais comum de câncer ósseo em crianças e adolescentes, afetando principalmente o fêmur e a tíbia, especialmente na região do joelho. A cirurgia, com duração de quatro horas e meia, foi a primeira do tipo realizada no Cepon. O paciente recebeu alta 10 dias após a operação e segue em tratamento com quimioterapia.
De acordo com o diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet, a instituição investe em terapias inovadoras e atendimento humanizado, com estrutura especializada para jovens a partir dos 15 anos. A realização do procedimento consolida o Cepon como referência regional em ortopedia oncológica pelo SUS e amplia as possibilidades de tratamento para pacientes com tumores ósseos em Santa Catarina.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.