keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Estado cobra reativação imediata de leitos em hospitais de Santa Catarina

Levantamento realizado pela pasta nesta segunda-feira (1°), demonstra que 118 leitos continuam desativados em Santa Catarina. O número já chegou a ultrapassar a marca dos 200.

X
Foto: Fabrício Escandiuzzi / SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda cobra a reativação de leitos de UTI que foram fechados por unidades hospitalares em meados de outubro de 2020, mesmo com a pactuação existente e a garantia de custeio. Levantamento realizado pela pasta nesta segunda-feira (1°), demonstra que 118 leitos continuam desativados em Santa Catarina. O número já chegou a ultrapassar a marca dos 200.

Apenas na região de Blumenau, são mais de 50 leitos que aguardam a reativação por parte dos gestores locais. Desde novembro, a SES tem cobrado que os hospitais reativem os serviços para a população. A retomada desses leitos poderia suprir parte da necessidade do Estado neste momento da pandemia.

Segundo o último relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira, há 228 solicitações de transferência por parte das regionais de saúde por meio da Central de Regulação Regional. Os pacientes estão fora do ambiente de UTI, mas estão em unidades de saúde e são assistidos por médicos e profissionais qualificados. “Santa Catarina mantém um serviço de atendimento pré-hospitalar fixo e móvel muita forte e capilarizado, além de uma regulação robusta,” destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

O secretário, que nesta segunda-feira, 1°, cumpre agenda em Itajaí, Gaspar e Brusque, busca ampliar ofertas de leitos junto à rede privada. “Os hospitais filantrópicos e os públicos ampliaram consideravelmente a oferta. Temos discussões amplas nesta semana, pois está na hora dos hospitais privados ofertarem mais leitos”, disse. “Temos ofertado recursos, garantido custeio, equipamentos e pactuado com hospitais em todo estado. O momento é grave e de atenção e precisamos ofertar mais”, acrescentou.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), já pactuou a abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 de UTI em todas as regiões de Santa Catarina. As unidades foram ampliadas ou estão em processo de ampliação nos últimos 30 dias, em um esforço adicional das equipes estaduais em aumentar a rede de atendimento aos pacientes de Covid-19.

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

SC receberá mais de R$ 20 milhões para Centros de Atendimento Covid

Os recursos destinados para os 99 municípios serão para as competências financeiras de abril a junho.

Coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 pode ser agendada de forma online em São José

No site, o cadastro está liberado para todos, porém agora o QR-Code está sendo enviado via Whatsapp.

Coronavírus

SC confirma 45 novos casos da variante brasileira e dois casos novos casos da variante do Reino Unido

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser adotados por toda população catarinense para redução da transmissão do coronavírus.

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa 12 mil mortes por coronavírus

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina.

Coronavírus

Coronavírus em SC: Matriz de Risco aponta quatro regiões em estado grave e 12 em nível gravíssimo

No último boletim, divulgado em 03 de abril, apenas a região de Xanxerê encontrava-se no nível grave, as demais estavam em estado gravíssimo

Mais notícias

Economia

Consumo de gás natural em Santa Catarina cresceu 8,5% em março

Entre os setores que utilizam gás natural, o destaque no consumo foi a indústria

Cidades

Audiência Pública discute LDO e PPA em Porto Belo

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, - LDO, estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento