keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Estado ativou 161 novos leitos de UTI desde o começo ano

Além dos 161 já abertos, há ainda outros 269 leitos intensivos já pactuados, que devem ser disponibilizados nas próximas semanas.

X
Divulgação

Desde o início do ano, Santa Catarina já ativou 161 novos leitos de UTI. O número representa o esforço do Governo do Estado, em parceria com municípios e hospitais filantrópicos, em ampliar a oferta de serviços em saúde por conta da pandemia de Covid-19. Além dos 161 já abertos, há ainda outros 269 leitos intensivos já pactuados, que devem ser disponibilizados nas próximas semanas. Dessa maneira, o total de novos leitos de UTI apenas em 2021 deve chegar a 430.

O governador Carlos Moises destaca que a ampliação da capacidade de atendimento da rede hospitalar foi prioridade desde o início da pandemia. “Estamos enfrentando um período extremamente difícil, mas não vamos medir esforços para garantir atendimento hospitalar e preservar a saúde dos catarinenses. Essa é e sempre foi nossa prioridade”, reforça Carlos Moisés.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, já houve uma expansão significativa dos leitos para Covid-19 desde o ano passado, porém ele ressalta a agressividade das novas variantes do coronavírus e reafirma a necessidade de a população manter a etiqueta sanitária.

“Estamos em um momento grave. O Governo do Estado tem atuado incansavelmente para expandir os serviços em saúde para o cidadão e diminuir a velocidade de transmissão do vírus com medidas restritivas. No entanto, é preciso reforçar que a população precisa fazer a sua parte e respeitar os protocolos sanitários. Além da vacinação, as principais armas nesse momento ainda são o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização de mãos e superfícies”, ressalta Motta Ribeiro. 

Dentre os leitos ativados neste ano, estão incluídos cinco no Hospital Beira Mar Norte. Esses são os primeiros contratados pelo Governo do Estado dentro da rede privada. A unidade deve ativar outros 15 leitos intensivos nos próximos dias. Além destes, as ativações mais recentes ocorreram no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis; no Rio Maina, em Criciúma, e no Hospital de Gaspar.

Lista dos leitos de UTI já ativados em 2021

Hospital Beira Mar Norte (Florianópolis) – 5

Hospital Regional de São José (São José) – 15

Hospital Terezinha Gaio Basso (São Miguel do Oeste) – 7

Hospital Regional do Oeste (Chapecó) – 52

Centro de Atendimento Covid (Chapecó) – 20

Hospital Regional São Paulo (Xanxerê)– 4

Hospital São Francisco (Concórdia)– 1

Hospital São José (Jaraguá do Sul) – 4

Hospital São José ( Joinville) – 13

Hospital Bethesda (Joinville)– 12

Hospital Rio Maina (Criciúma)– 10

Hospital Celso Ramos (Florianópolis) – 12

Hospital de Gaspar (Gaspar) – 6

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região

Coronavírus

Brasil recebe 2,3 milhões de kits de intubação vindos da China

Segundo o grupo de empresas, a ação foi motivada pelo recrudescimento da pandemia de covid-19 no Brasil e pela escassez de insumos para o atendimento a pacientes em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Coronavírus

Mais 220 mil doses de vacina chegam em SC nesta sexta-feira

A carga seguiu escoltada por policiais até o depósito de frios da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, de onde será distribuída para as regionais de saúde do estado ainda na manhã desta sexta.

Coronavírus

SC confirma 848.672 casos e 12.409 mortes por coronavírus

Esses números representam um acréscimo de 96 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.305 na quantidade de confirmados.

Coronavírus

Covid-19: “Tenho medo de pegar isso e morrer”, disse Paulo Gustavo há um ano

Boletim médico divulgado nesta quinta-feira diz que o ator segue em estado grave

Mais notícias

Segurança

Morre motorista que foi perseguido e baleado por atirador em Porto Belo

Perseguição foi registrada em diversos pontos de Porto Belo