keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Escola de Itapema recebe cinema itinerante movido a energia solar e oficina de audiovisual

O evento, patrocinado pelo Sicredi, apresentou curtas-metragens infantojuvenis com temas voltados para o cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade; Alunos da CoopReis criaram seus próprios filmes

PedroCerqueira CineSolar 19 Visor Notícias
Foto: Pedro Cerqueira/Divulgação/CineSolar

Na última terça-feira (17), Itapema (SC) foi palco de uma experiência única: o CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, apresentou curtas-metragens infantojuvenis com temas voltados para o cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. O evento, patrocinado pelo Sicredi e com apoio da Prefeitura Municipal, aconteceu na EMEB Vereador Paulo Reis às 19h, oferecendo sessões gratuitas e distribuição de pipoca. Além disso, o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O Circuito Sicredi acontece de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes.

“A grande essência deste projeto é possibilitar que crianças e jovens tenham acesso à cultura, à educação. O que reforça a importância de sermos apoiadores desta iniciativa que fomenta a inclusão cultural, os princípios do cooperativismo, além de difundir a tecnologia da geração de energia solar. O fato de o cinema rodar por pequenos municípios, que muitas vezes não têm a oportunidade de receber muitas atrações culturais, tem grande sinergia com a nossa atuação”, comenta José Domingos de Andrade, presidente da Sicredi Vale Litoral SC.

O CineSolarzinho – versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolarzinho também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Para nós, difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.

Neste Circuito, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2023 completa 22 anos. São quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família!

A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Itapema, por meio da Secretaria de Educação, e da Cooperativa Escolar – CoopReis, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro on-line, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.

Em Itapema foi realizada com os alunos da Cooperativa Escolar Paulo Reis, a CoopReis, a primeira do estado de Santa Catarina, fundada em 2018, na EMEB Vereador Paulo Reis, quarta-feira (27/09), das 13h30 às 16h30.

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.

SINOPSES DOS FILMES

1ª Sessão – Asas da Imaginação

‘Geração Alpha’ – Direção: Débora Resendes e Iuri Moreno – GO – Animação/2023 – 11min20s

Rebeca, uma menina apaixonada por leitura, tenta convencer seu vizinho e melhor amigo, Marcelo, a ler um livro.

‘Os Pelúcias’ – Direção: Vivian Altman e Sergio Gambier – SP – Animação/Ficção 2020 – 4min59s

Animação pré-escolar, mostra dois personagens (Pelúcio e Pelúcia), bichos de pelúcia “vivos” que vivem em um mundo feito de pano. Seu jogo é se transformar em algo recheado como: animais, plantas, objetos e até mesmo conceitos abstratos como alegria, medo ou vontade. Nessas transformações, eles vivenciam características e problemas sendo cada uma dessas coisas. Os personagens abordam a noção de alteridade e trabalham temas relevantes para o público-alvo.

‘Era uma noite de São João’ – Direção: Bruna Velden – PB – Animação/2022 – 11min16s

Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.

‘Saudades em cor’ – Direção: Arthur Felipe Fiel – ES – Animação/2023 – 9min36s

Após perder seu avô para um vírus desconhecido, um pequeno garotinho revisita suas vivências e experiências com seu já partido ente querido. Ao encontrar uma fotografia do seu avô consigo, o pequeno vai à sua cama e abre o livro de histórias que, na imagem, seu avô segurava enquanto lia para ele. É a partir de um mergulho naquelas multicoloridas narrativas que o pequeno menino ressignifica sua dor, transformando Saudades em cor.

‘Tom Tamborim’ – Direção: Maria Carolina e Igor Souza – BA – Animação/2022 – 9 min33s

Tudo é ritmo e diversão na vida de Tom. Alegre, inquieto e cheio de suingue, ele está sempre batucando por onde passa, mesmo que isso atrapalhe a professora e seus colegas da escola. Incansável na hora de solucionar um problema, Tom é capaz de criar algo que não existe para superar seus desafios, tendo sempre a música como sua maior aliada.

2ª Sessão – Diversidade e Cooperação

‘Fábula de Vó Ita’ – Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro – SP – Ficção/2016 – 5 min

Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.

‘Lé com cré’ – Direção: Cassandra Reis – SP – Animação/2018 – 5 min

Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.

‘Dela’ – Direção: Bernard Attal – BA – Ficção/2018 – 8min15s

Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma!

‘Napo’ – Direção: Gustavo Ribeiro – PR – Animação/2020 – 16 min

João, incapaz de entender a doença que leva seu avô entre estados passados e presentes, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações desenhadas. Desenhos que moldam seu relacionamento em uma história de lembrança e construção de memória.

‘Dia das Nações’ – Direção – Iuli Gerbase – RS – Ficção/2017 – 12 min

Quando uma atividade chamada “Dia das Nações” é proposta para uma sala de aula cheia de crianças espertas e não tão obedientes, algumas coisas podem mudar na escola.

Sobre o CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas – que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, com a linguagem audiovisual. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.

O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 120 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).

O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, parceria solar da EnergySeg Engenharia e apoio das marcas Biowash e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.

O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Sobre a Sicredi Vale Litoral SC

Somos a Sicredi Vale Litoral SC uma das 105 cooperativas filiadas ao Sistema Sicredi. Nossa região de atuação compreende 28 municípios, entre eles: o Vale do Rio Tijucas, Vale do Itajaí Mirim e Médio Vale do Itajaí Açu, além do litoral norte entre as cidades de Bombinhas e Navegantes. Nestes municípios, atuamos em 17 cidades com 31 agências e um escritório de relacionamento. Possuímos mais de 75 mil associados, com um quadro de aproximadamente 500 colaboradores.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Alunos da oficina de língua italiana da Secretaria da Pessoa Idosa de BC irão viajar para a Itália

O grupo participará de atividades culturais e educacionais na cidade de Castelraimondo, sede da escola Scuola di Campus Magnolie

Educação

Santa Catarina amplia ações de educação ambiental nas escolas

Projeto buscar alcançar 67 mil alunos com ações educativas para preservar água, mar e combater a poluição

Educação

Inscrições para o Universidade Gratuita terminam na próxima quarta-feira

Programa oferece auxílio financeiro a estudantes de instituições comunitárias de SC

Educação

Estudantes já podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Solicitações devem ser feitas até 25 de abril na Página do Participante

Educação

SC abre 4,7 mil novas vagas em cursos do programa Catarinense Técnico

Programa atende estudantes do ensino médio da rede estadual

Mais notícias

Geral

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Pontífice argentino liderou a Igreja Católica por 12 anos com foco em inclusão e justiça social

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 21/04/2025

Nesta segunda, os astros influenciarão áreas como finanças, relações familiares, rotina e autoconhecimento. Será um dia de ajustes, iniciativas e enfrentamento de conflitos — que poderão surgir em diferentes esferas. Acompanhe abaixo as previsões do […]