Denis Grassi, superintendente da Conasa, compareceu aos estúdios do Visor Notícias para esclarecer dúvidas sobre o abastecimento de água e tratamento de esgoto durante a temporada de verão.
“Como toda temporada, é sempre um grande desafio receber mais de 1 milhão de turistas durante todo o verão. Nós sempre nos preparamos para isso, nos últimos anos temos nos saído muito bem e vamos continuar fazendo com que isso aconteça”, destaca Denis.
O superintendente explica que a manutenção preventiva do sistema foi realizada ao longo do ano e intensificada no final do ano, incluindo desmontagem e remontagem dos reservatórios, manutenção elétrica e nos filtros.
Lembrando que Itapema é uma cidade atípica, visto que hoje tem cerca de 76 mil habitantes, porém enfrenta um aumento significativo no consumo durante o verão. Isso significa que a estrutura precisa ser montada considerando essa demanda sazonal, enquanto permanece ociosa no restante do ano.
O entrevistado ressalta que, embora a água de Itapema seja suficiente atualmente, é crucial considerar o futuro, sugerindo a transposição de água do Rio Tijucas, uma solução semelhante à adotada em Bombinhas.
Em relação ao tratamento de esgoto, Denis mencionou que Itapema está em um patamar privilegiado nacionalmente, mas enfrenta desafios devido ao mau uso principalmente por parte dos turistas, como o descarte inadequado de lixo no vaso sanitário, o que obstrui as redes, para uma melhoria neste sentido, campanhas de conscientização são desenvolvidas sendo um exemplo a campanha ‘Heróis do Verão’. Outro problema é o lançamento clandestino de esgoto e a existência de construções antigas com irregularidades nesse aspecto, ele destaca que quando se trata de esgoto, o pouco que tem se torna muito.
O superintendente conta que melhorias foram feitas na estação de tratamento, incluindo ampliação da cama de contato, construção de um novo emissário e reforço do emissário na 258 em Meia Praia. E em relação aos próximos anos, investimentos são planejados, com a previsão de melhorias em bairros específicos, como Casa Branca, Tabuleiro, Alto São Bento e Ilhota, além da retomada das obras de esgoto em 2026, visando atingir 95% de tratamento em áreas até 2033.
Hoje a Conasa tem um modelo matemático anual que detecta problemas que podem ser resolvidos precocemente e a equipe está preparada para lidar com dias de chuva, realizando a limpeza necessária para evitar problemas no sistema.
“Podem ocorrer imprevistos, mas estamos atentos a isso e esperamos ter uma temporada tranquila, como nas outras. Pedimos que, em caso de problemas, liguem para a central”, finaliza.
Assista a entrevista na íntegra:
Denis Grassi, superintendente da Conasa em entrevista com o jornalista Marcos Horostecki
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade