keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Entenda por que a aplicação das vacinas são no glúteo e não no braço em Joinville

Em boa parte do Brasil e do mundo, não existe muita discordância quando o assunto é o local de aplicação das vacinas contra a covid-19: as doses costumam ser injetadas no braço.

Vacina aplicacao da Covid Laura Arquivo pessoal 0 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Depois de ser um dos assuntos mais comentados do Twitter por causa da vacinação contra COVID-19 no glúteo, o poder público de Joinville usou as redes sociais para explicar a razão de escolher a região inusitada para a vacinação.

Depois de ser um dos assuntos mais comentados do Twitter por causa da vacinação contra COVID-19 no glúteo, o poder…

Publicado por Visor Notícias em Terça-feira, 24 de agosto de 2021

Os representantes do município dizem que a prática de dar a vacina contra a covid-19 na região ventroglútea acontece desde janeiro de 2021. “Essa rotina de aplicação é a mesma realizada nas demais campanhas de imunização, como contra o influenza [vírus causador da gripe], por exemplo”, escrevem.

O secretário municipal de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, também afirma que a estratégia foi desenvolvida com base “na segurança do processo e na qualidade do atendimento”. “Em Joinville, a vacinação é realizada mediante agendamento online, em 84 salas de imunização climatizadas. Até o momento, imunizamos mais de 80% da população com mais de 18 anos com a primeira dose e seguiremos avançando”, conta.

Por fim, os cidadãos que não quiserem tomar a vacina no quadril podem pedir para que a dose seja aplicada no braço.

As Aplicações

Em boa parte do Brasil e do mundo, não existe muita discordância quando o assunto é o local de aplicação das vacinas contra a covid-19: as doses costumam ser injetadas no braço. O assunto se transformou num enorme debate nos últimos dias após as notícias de que os cidadãos de Joinville, em Santa Catarina, recebem o imunizante na porção superior das nádegas.

O tópico ganhou repercussão no Twitter, após uma postagem da jornalista Ana Siedschlag, editora-assistente da Bloomberg Línea:

Alguns twiteiros da região fizeram questão de postar fotos do momento em que eles foram imunizados contra a covid-19.

image 18 Visor Notícias

Os músculos possuem uma série de atributos que fazem deles o local perfeito para receber muitos tipos de vacinas. A escolha do músculo específico também é importante: os especialistas sempre tentam fugir de regiões com muitos nervos ou vasos sanguíneos, para diminuir o risco de qualquer dano colateral que a introdução da agulha possa causar.

Um documento publicado em abril de 2020 pelo Ministério da Saúde indica quatro lugares específicos do corpo para a aplicação de vacinas intramusculares: o braço, a coxa, o dorsoglúteo (atrás do quadril) e o ventroglúteo (na lateral do quadril).

Na bula, a maioria dos fabricantes sugere dar preferência ao músculo deltoide, localizado no braço, pois os estudos clínicos que serviram de base para a aprovação de seus produtos foram feitos seguindo o protocolo de aplicação nessa parte dos membros superiores.

Enquanto a imunização no braço predomina em boa parte do Brasil e do mundo, o ventroglúteo tem a preferência de muitas cidades catarinenses, como Joinville.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações da BBC

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)