keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Entenda por que a aplicação das vacinas são no glúteo e não no braço em Joinville

Em boa parte do Brasil e do mundo, não existe muita discordância quando o assunto é o local de aplicação das vacinas contra a covid-19: as doses costumam ser injetadas no braço.

X
Foto: Divulgação

Depois de ser um dos assuntos mais comentados do Twitter por causa da vacinação contra COVID-19 no glúteo, o poder público de Joinville usou as redes sociais para explicar a razão de escolher a região inusitada para a vacinação.

Depois de ser um dos assuntos mais comentados do Twitter por causa da vacinação contra COVID-19 no glúteo, o poder…

Publicado por Visor Notícias em Terça-feira, 24 de agosto de 2021

Os representantes do município dizem que a prática de dar a vacina contra a covid-19 na região ventroglútea acontece desde janeiro de 2021. “Essa rotina de aplicação é a mesma realizada nas demais campanhas de imunização, como contra o influenza [vírus causador da gripe], por exemplo”, escrevem.

O secretário municipal de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, também afirma que a estratégia foi desenvolvida com base “na segurança do processo e na qualidade do atendimento”. “Em Joinville, a vacinação é realizada mediante agendamento online, em 84 salas de imunização climatizadas. Até o momento, imunizamos mais de 80% da população com mais de 18 anos com a primeira dose e seguiremos avançando”, conta.

Por fim, os cidadãos que não quiserem tomar a vacina no quadril podem pedir para que a dose seja aplicada no braço.

As Aplicações

Em boa parte do Brasil e do mundo, não existe muita discordância quando o assunto é o local de aplicação das vacinas contra a covid-19: as doses costumam ser injetadas no braço. O assunto se transformou num enorme debate nos últimos dias após as notícias de que os cidadãos de Joinville, em Santa Catarina, recebem o imunizante na porção superior das nádegas.

O tópico ganhou repercussão no Twitter, após uma postagem da jornalista Ana Siedschlag, editora-assistente da Bloomberg Línea:

Alguns twiteiros da região fizeram questão de postar fotos do momento em que eles foram imunizados contra a covid-19.

Os músculos possuem uma série de atributos que fazem deles o local perfeito para receber muitos tipos de vacinas. A escolha do músculo específico também é importante: os especialistas sempre tentam fugir de regiões com muitos nervos ou vasos sanguíneos, para diminuir o risco de qualquer dano colateral que a introdução da agulha possa causar.

Um documento publicado em abril de 2020 pelo Ministério da Saúde indica quatro lugares específicos do corpo para a aplicação de vacinas intramusculares: o braço, a coxa, o dorsoglúteo (atrás do quadril) e o ventroglúteo (na lateral do quadril).

Na bula, a maioria dos fabricantes sugere dar preferência ao músculo deltoide, localizado no braço, pois os estudos clínicos que serviram de base para a aprovação de seus produtos foram feitos seguindo o protocolo de aplicação nessa parte dos membros superiores.

Enquanto a imunização no braço predomina em boa parte do Brasil e do mundo, o ventroglúteo tem a preferência de muitas cidades catarinenses, como Joinville.

Fonte: Com informações da BBC

Coronavírus

Máscaras irregulares vendidas ao governo de SC serão devolvidas à empresa na próxima segunda-feira

Nesta sexta, os servidores da pasta farão a contabilidade dos itens devolvidos no almoxarifado da Secretaria, em Florianópolis

Coronavírus

70% das cidades catarinenses não registraram mortes por Covid-19 em setembro

Das 295 cidades catarinenses, 204 não registraram óbitos no mês de setembro

Coronavírus

Grupo de trabalho entrega relatório sobre evento-teste com público em SC

Os pesquisadores apresentaram todo o processo estabelecido e realizado ao longo de todo o evento-teste, em reunião realizada em plataforma virtual

Coronavírus

SC tem apenas um região em risco gravíssimo para a Covid-19 pela segunda semana consecutiva

Foi observada uma melhora em relação à classificação do boletim divulgado na semana passada

Coronavírus

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.169.031 casos e 19.075 mortes

Na comparação com o boletim anterior, diminuiu em 26 o número de casos ativos e há 8 óbitos adicionais

Mais notícias

Coronavírus

Máscaras irregulares vendidas ao governo de SC serão devolvidas à empresa na próxima segunda-feira

Nesta sexta, os servidores da pasta farão a contabilidade dos itens devolvidos no almoxarifado da Secretaria, em Florianópolis

Mercado Imobiliário

Vídeo: Sinergia entre setor imobiliário e turismo garante desenvolvimento para o litoral latarinense

Ligação entre esses dois importantes setores da economia é o destaque desta semana do Mercado Imobiliário SC, do Visor Notícias