keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Entenda o que é e como ocorre um estol em acidentes aéreos

Termo define uma queda de aeronave após perda de sustentação da asa

Acidente do voo COO 2283 pode ter sido causado por um estol. Foto Reproducao Redes Sociais 720x405 1 Visor Notícias
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O termo “estol” está sendo considerado uma das possíveis causas do acidente aéreo que ocorreu em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9), resultando na morte de todas as 61 pessoas a bordo, incluindo 57 passageiros e 4 tripulantes. O estol ocorre quando as asas de uma aeronave perdem sua capacidade de sustentação, o que pode levar a uma queda abrupta do avião. Este fenômeno é crucial para entender como e por que ocorrem alguns dos mais graves acidentes aéreos.

O estol acontece devido à perda de sustentação aerodinâmica, que é vital para manter o avião no ar. Esse tipo de incidente pode ser corrigido se a aeronave estiver em uma velocidade que permita a recuperação da altitude; entretanto, em outras situações, a recuperação pode ser impossível, resultando em uma queda fatal. O movimento do avião antes de atingir o solo em Vinhedo sugeriu uma “queda estolada em parafuso,” ainda segundo investigações preliminares, embora a confirmação da causa exata do estol ainda esteja pendente.

Geralmente, um estol pode ser provocado por condições como a formação de gelo sobre as asas, que interfere no perfil aerodinâmico e diminui a eficiência da asa para gerar sustentação. Segundo um engenheiro aeronáutico e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o gelo acumulado na parte frontal das asas pode alterar significativamente as características aerodinâmicas do avião, tornando-o difícil de controlar e aumentando o risco de um estol, especialmente se a aeronave estiver operando em velocidades mais baixas. Esta explicação destaca a importância das tecnologias anti-gelo nas aeronaves, projetadas para minimizar tais riscos.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Guarda Municipal de BC apreende arma e drogas em operação na Vila Fortaleza

Ação da ROMU prende homem e localiza pistola, munições e mais de 600g de entorpecentes

Segurança

Empresa é condenada a indenizar em R$ 250 mil família de funcionário que bebeu solvente por engano

Justiça determinou pagamento a herdeiros de inspetor que ingeriu catalisador achando ser água tônica

Segurança

Homem sem CNH foge de blitz e leva R$ 9 mil em multas em BC

Condutor tentou escapar da abordagem, foi perseguido por agentes e detido em Camboriú

Mais notícias

Segurança

Guarda Municipal de BC apreende arma e drogas em operação na Vila Fortaleza

Ação da ROMU prende homem e localiza pistola, munições e mais de 600g de entorpecentes

Tempo

Chuva se despede e sol volta a aparecer em SC nesta sexta

Instabilidade se concentra pela manhã no Norte e Vale do Itajaí; temperaturas sobem à tarde em grande parte do estado