A cantora Preta Gil, de 49 anos, passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino, na última quarta-feira (16), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A artista foi diagnosticada com um adenocarcinoma no intestino em janeiro deste ano e, até julho, já havia passado pela primeira fase do tratamento, que incluiu sessões de quimioterapia e radioterapia.
Entenda a cirurgia
De acordo com Thiago Jorge, oncologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a cirurgia para a retirada de adenocarcinomas no intestino ou no reto geralmente envolve a extração da parte afetada do órgão, assim como dos linfonodos associados. É estabelecida uma margem de segurança longe do tumor para evitar a sua recidiva.
Há diferentes métodos para a realização desta cirurgia, que podem incluir abordagens abertas, por laparoscopia e até mesmo robótica. “As cirurgias abertas geralmente são feitas em casos de emergência, onde há obstrução do intestino ou sangramento do tumor, por exemplo. Já nas cirurgias programadas, ou em que há difícil acesso à área afetada, costuma-se realizar a laparoscopia”, explica o Dr. Thiago.
Após a retirada da porção do intestino, as extremidades são reconectadas por meio de suturas. Em alguns casos, é necessária a implementação de uma bolsa de colostomia, a fim de auxiliar a cicatrização do órgão enquanto não passam fezes na região afetada.
Adenocarcinoma: Um Olhar Mais Profundo sobre a Doença
O adenocarcinoma é uma forma de câncer que origina tumores malignos nas células que revestem certas glândulas, segundo o ABC do Câncer de 2019, publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O tratamento da doença é definido com base em diversos fatores, incluindo o estágio do tumor, o tipo de câncer e a idade do paciente. As abordagens frequentemente envolvem uma combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia ou imunoterapia.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.