As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começam hoje, 5 de junho. Considerado o principal meio de acesso a universidades públicas e privadas do Brasil, o Enem desperta dúvidas sobre valor da inscrição e o processo de inscrição, que pode ser realizado na Página do Participante.
As inscrições para o Enem 2023 estão abertas desde esta segunda-feira (5), dando início à jornada de muitos estudantes que sonham em ingressar na universidade. Com data marcada para os dias 5 e 12 de novembro, o prazo de inscrição se estende até 16 de junho.
Para aqueles que se perguntam sobre o custo da inscrição para o exame este ano, a taxa é de R$ 85. Importante ressaltar que estudantes da rede pública de ensino tiveram a oportunidade de solicitar a isenção dessa taxa.
O processo de inscrição no Enem 2023 se dá em cinco etapas na Página do Participante: informar os dados pessoais, escolher a cidade de prova, confirmar seus dados e, por fim, realizar o pagamento da taxa.
Para os que solicitaram a isenção da taxa de inscrição, o resultado já está disponível na Página do Participante. Segundo o Ministério da Educação, mais de 2,4 milhões de solicitações foram aprovadas.
Conhecer possíveis temas de redação é uma etapa essencial na preparação para o Enem. Uma boa nota nessa prova pode ser decisiva para a conquista da vaga sonhada, já que as notas variam de zero a mil.
Com a relevância dos temas atuais para a prova de redação, o site Brasil Escola divulgou uma lista de possíveis tópicos a serem abordados no Enem de 2023.
Os temas sugeridos incluem: Impactos da pandemia na educação, violência doméstica contra crianças, importância do voto no exercício da democracia, crescimento econômico pós-pandemia, valorização do trabalho docente, desafios da educação alimentar no Brasil atual, sub-representação feminina na política, turismo sustentável, e desafios da saúde pública frente à queda da vacinação infantil.
O Enem é uma das mais importantes avaliações do país e o preparo prévio pode ser a chave para o sucesso. É essencial que os estudantes mantenham-se atualizados e comecem a se preparar desde já para a prova.
Clique aqui para entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.