Entrou em vigor nesta sexta-feira (21) o Crédito do Trabalhador, uma nova linha de empréstimo consignado para empregados com carteira assinada, incluindo domésticos, rurais e assalariados de MEIs. A iniciativa do governo federal permite acesso a crédito com juros mais baixos, utilizando até 10% do saldo do FGTS como garantia e 100% da multa rescisória em caso de demissão. Com informações da Agência Brasil.
A contratação é feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, onde o trabalhador autoriza o uso de dados pessoais e informa quanto do salário pode ser comprometido com o pagamento. Em até 24 horas, bancos credenciados apresentam propostas, que podem ser contratadas diretamente no app da instituição financeira escolhida.
De acordo com o Ministério da Fazenda, cerca de 47 milhões de brasileiros pagam juros superiores a 5% ao mês no crédito pessoal. Com a nova modalidade, as taxas podem cair pela metade. As parcelas serão descontadas diretamente na folha de pagamento via eSocial. A partir de 25 de abril, quem já possui empréstimo consignado poderá migrar para essa nova linha.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.