keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Empresas reaproveitam resíduos e evitam desperdício de alimentos

Toneladas de restos de peixe viram matéria prima de empresas preocupadas com o que sobra no Brasil

Nosso país não está numa boa colocação quando o assunto é desperdício de alimento. De acordo com dados da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Brasil descarta cerca de 40 mil toneladas de alimentos, nos deixando na 10ª posição no ranking dos países que mais desperdiçam comida no mundo.

Frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados. Um dado que muitos não imaginam é o desperdício de carnes e pescados, tanto no momento de produção como na venda da matéria-prima. E é pensando nisso, desde já, que uma empresa catarinense reaproveita toneladas de resíduos de peixe que seriam descartados. Para contribuir com o mercado de reciclagem a empresa Agroforte, com sede em Biguaçu, tem capacidade de beneficiamento diário de até 300 toneladas de resíduos de proteína animal que iriam parar em aterros sanitários ou lixões.

De forma consciente e em parceria com peixarias, filetadores, grandes empresas de pecados e mercados públicos, a Agroforte transforma, e torna útil, 70% do peixe que não serve para ser comercializado. Essa matéria-prima acumulada diariamente passa por um processo de beneficiamento e se transforma em farinha e óleo. Desse insumo 25% é farinha, 5% é óleo e 70% é água, que a empresa devolve dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes para o meio ambiente. Por mês, esses rejeitos que seriam desperdiçados são transformados em, aproximadamente, 1000 toneladas de farinha e 200 toneladas de óleo. Esse insumo é a base para a fabricação de ração para pets, de alta qualidade e que serão vendidas no Brasil e no exterior.

Desde 2002, a indústria trabalha com excelência na coleta de resíduos de peixes e hoje, com cerca de 700 empregos diretos e indiretos, é uma empresa totalmente voltada para o crescimento da sociedade e preocupada com a sustentabilidade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

CBMSC amplia recursos para auxiliar nos resgates no Rio Grande do Sul

A primeira equipe, composta por binômios — duplas de bombeiro militar e cão de busca —, partiu às 9h do 5° Batalhão de Bombeiros Militar em Lages

Geral

Plataformas online listam pessoas resgatadas e indicam necessidades dos abrigos no RS

Voluntários trabalham para ajudar famílias e evitar desperdício em pontos de acolhimento

Geral

Badin arrecada mais R$ 29 milhões para vítimas das enchentes no RS

Além de Badin, outros influenciadores estão mobilizando recursos e apoio para as áreas atingidas

Geral

Operação Asas Solidárias já realizou 53 voos ao Rio Grande do Sul

Movimento que iniciou na sexta-feira (03) levou 23 toneladas de doações aos Gaúchos

Mais notícias

Trânsito

Entenda o que é o DPVAT e o motivo dele ser obrigatório novamente

Após sua suspensão em 2020, um novo projeto de lei foi introduzido no Congresso Nacional para reativá-lo

Famosos

Neymar envia aeronaves para ajudar o Rio Grande do Sul

"Ajudar nunca é demais, independente da sua condição financeira, o que importa é o que você carrega no coração", diz o jogador nas redes sociais