Empresário catarinense aposta em novo conceito para vender produtos de cultivo de Cannabis
A Cultiva Growshop, de Santa Catarina, encontrou um novo modelo de negócios para expandir, além das tradicionais franquias: o modelo Store In Store; o principal foco são as tabacarias
O empresário Lucas Schmidt, CEO da Cultiva Growshop, aposta no processo de expansão através do franchising ao perceber a demanda, em todo o Brasil, pelos produtos para cultivo de plantas, em especial a cannabis medicinal
Um empresário catarinense encontrou no mercado de tabacarias no Brasil um novo e expressivo nicho de mercado: comercializar dentro destas lojas produtos para o cultivo de cannabis medicinal. São estantes prontas com equipamentos para grow (cultivo), para tabacarias em operação que queiram oferecer os itens necessários para iniciar o cultivo. O investimento inicial parte de R$ 50 mil e, na modalidade mais completa, pode chegar a R$ 300 mil.
Com as recentes descobertas dos benefícios da Cannabis e o reconhecimento da sociedade, o empresário Lucas Schmidt, CEO da Cultiva Growshop, aposta no processo de expansão através do franchising ao identificar a crescente demanda, em todo o Brasil, pelos produtos para cultivo de plantas, em especial a cannabis medicinal.
O mercado é promissor. A previsão de faturamento para o setor é de R$ 917,2 milhões até 2024, segundo a Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis.
Após obter resultados positivos para si mesmo, melhorando quadros clínicos como ansiedade e TDHA, Lucas Schmidt resolveu apostar no mercado da cannabis medicinal e é hoje o CEO da Cultiva Growshop
Negócio inspirado em diagnóstico pessoal
A decisão de Lucas foi inspirada, em parte, em seu próprio diagnóstico. Como paciente, apresentava quadro intenso de ansiedade e TDHA, e, inicialmente, fez tratamentos psiquiátricos com remédios que costumam apresentar efeitos colaterais e, no caso dele, dor crônica. O uso de cannabis foi indicado pela dentista e especialista na área, Rafaela da Rosa, cujo tratamento foi feito com medicamentos importados com autorização da ANVISA.
Com os resultados positivos, Lucas fez o curso necessário para entrar com o processo judicial de autorização de cultivo, do qual o habeas corpus foi concedido em março deste ano. “Nós enxergamos um novo mercado, ainda embrionário, mas com grande potencial de crescimento e oportunidades para inovação”, explica o empresário.
A loja modelo da Cultiva Growshop fica em São José (SC), no bairro Campinas, e comercializa também por e-commerce. O modelo de negócios foi idealizado para ser uma rede de lojas especializada em fornecer conhecimento, equipamentos e tecnologia para cultivo de cannabis – seja indoor ou outdoor.
Segundo a ANVISA, atualmente mais de 180 mil pacientes fazem algum tratamento à base de fitocanabinoides no Brasil. O cultivo individual é uma alternativa acessível para que esses pacientes produzam seu próprio medicamento. A Kaya Mind aponta que hoje já existem no Brasil mais de 2 mil pacientes que adquiriram esse direito através de processo judicial e, além deles, existem as associações de pacientes, todas legalizadas.
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Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal Visor Notícias desde 2022.
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