keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Empreendimento de Balneário Camboriú recebe grua inédita no Brasil

Equipamento é similar ao utilizado no Shanghai Tower e se enquadra nas categorias das maiores obras do mundo

design horizontal 35 Visor Notícias
Foto: Divulgação

O mercado de construção civil de Balneário Camboriú é referência no Brasil e no exterior, seja pelas alturas alcançadas pelos empreendimentos, seja pela esbeltez, pela tecnologia empregada e pelo ineditismo. Um novo capítulo começa a ser escrito essa semana com a instalação da Grua Luffing Jib, que está sendo montada no canteiro de obras do Titanium Tower, localizado na Av. Atlântica, no centro da cidade.

O engenheiro responsável pela elaboração do equipamento, Rodrigo Fernandes da Silva, explicou que a grua foi especialmente desenvolvida para o empreendimento, atendendo às mais rígidas normas e sendo uma das mais modernas em operação. “Devido ao mais alto nível das exigências nas necessidades logísticas internas nas obras, foi necessário desenvolver uma grua muito especial, que se enquadra nas categorias das maiores obras do mundo”, afirmou.

A inspiração do equipamento veio do utilizado na construção do Shanghai Tower, que contou com a participação do engenheiro Rodrigo Fernandes da Silva em dois estágios no processo de construção. “O resultado foi uma grua totalmente nova, com dimensões e capacidades de movimentação de carga ainda não vistas no país”, explicou.

O diretor de engenharia da FG, o engenheiro André Bigarella, destacou que a movimentação de cargas requer precisão e planejamento cuidadoso. “Escolher um guindaste moderno, que atenda às necessidades de mercado e também traga ganhos efetivos para todos os estágios da obra é primordial”. Bigarella pontuou que a Grua Luffing Jib é uma das mais seguras do mercado, mais rápida, com uma capacidade de transporte de carga quatro vezes maior do que as existentes no Brasil e que gera mais produtividade nos canteiros de obra. “Com a aplicação deste produto na obra estamos também prevendo aceleração da entrega do empreendimento, mais uma inovação e compromisso com nossos clientes”, completou.

“Todas as inovações trazidas para o mercado são fruto das nossas pesquisas e viagens ao exterior. Recentemente, em visitas a parceiros e obras importantes nos EUA, Ásia, Japão e Europa percebemos que as gruas utilizadas eram diferentes das aplicadas no mercado brasileiro e fomos em busca dessa tecnologia”, destacou André Bigarella.

Entendendo o funcionamento da Grua Luffing Jib

A Grua Luffing Jib se difere dos guindastes tradicionalmente utilizados na construção civil no país por ter uma lança móvel, que se desloca verticalmente entre ângulos de 15 a 85 graus e foi projetada para atender às necessidades da construção de arranha-céus. Ela é composta por uma torre fixa e uma lança que se move. Em contraponto, possui também uma plataforma giratória para controle do equipamento.

Outra curiosidade é que nesse tipo de grua, a lança que pode ter até 50 metros de comprimento, nunca fica na posição horizontalmente fixa como as demais gruas, ela é móvel e se inclina conforme a necessidade de movimentação no eixo de distribuição, ou seja, ela diminui o raio de operação inclinando a lança, aumentando dessa forma a eficiência na distribuição das cargas. Isso tudo é feito por uma cabine de operação no centro de giro do equipamento, que tem vista panorâmica, condicionador de ar, cortinas e um sistema de comunicação sofisticado.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Espaço “RDO, um legado em construção” promete surpreender a CASACOR Itapema 2024

Mostra é representada pelas arquitetas Luise Deschamps e Francieli Deschamps

Mercado Imobiliário

Construtora desenvolve projeto em Porto Belo inspirado em Dubai

Projeto tem chamado atenção do setor imobiliário da região

Mercado Imobiliário

Construtora lança empreendimento inspirado na cultura Maori em cidade no Litoral de SC

Maori Home foi projetado para refletir a hospitalidade, respeito pela natureza e expressões artísticas maori

Mercado Imobiliário

Vokkan fecha junho com participação em importantes eventos do setor

Com case Vivapark Porto Belo, empresa se consolida como referência em urbanismo e inovação

Mercado Imobiliário

Construtora vai demolir prédio de 19 andares para construir edíficio de luxo em BC

Prédio antigo fica na Avenida Atlântica. uma das mais caras do Brasil

Mais notícias

Educação

Correios lançam concurso para 3,2 mil vagas de carteiro em todo o país

Primeiro concurso em 13 anos foca em fortalecer operações de entrega; edital previsto para agosto

Mercado Imobiliário

Espaço “RDO, um legado em construção” promete surpreender a CASACOR Itapema 2024

Mostra é representada pelas arquitetas Luise Deschamps e Francieli Deschamps