Eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no dia da eleição têm a opção de justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título. Essa ferramenta digital, disponível para dispositivos Android e iOS, permite que os eleitores realizem a justificação das 8h às 17h, horário oficial de votação, de forma prática e rápida.
Passo a passo para justificar o voto pelo app e-Título
Para iniciar o processo de justificativa, o usuário deve abrir a página oficial do aplicativo, acessar a seção “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”. Importante destacar que no dia da eleição, não é necessário anexar qualquer documento para comprovar o motivo da ausência, facilitando ainda mais o procedimento.
Além da funcionalidade de justificativa, o e-Título também permite aos usuários acessar o histórico de justificativas anteriores, uma opção útil para manter o controle das eleições das quais não puderam participar.
Saiba outras formas de justificar ausência no dia da eleição
Além do aplicativo, eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição podem justificar a ausência em qualquer local de votação.
Basta comparecer a um desses locais e realizar a justificativa presencialmente. O e-Título também oferece a opção “Justificativa presencial”, que permite consultar os endereços onde a justificativa pode ser feita.
Outra alternativa é o uso do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O formulário pode ser preenchido e entregue pessoalmente ou enviado à Justiça Eleitoral para formalizar a justificativa.
Divulgação / TSÉ
A Justiça Eleitoral lançou uma nova atualização do aplicativo e-Título no dia 1º de setembro e recomenda que os eleitores baixem a versão mais recente o quanto antes. A medida visa evitar possíveis problemas de conexão à medida que se aproxima o primeiro turno das Eleições 2024, marcado para 6 de outubro. Vale lembrar que, nos dias de votação – 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno) – não será possível baixar o aplicativo.
Para atualizar o e-Título, basta acessar a seção de atualizações da loja de aplicativos do seu dispositivo, seja Google Play ou Apple Store, e clicar em “atualizar”. A nova versão trouxe melhorias na identificação por biometria, consulta ao local de votação e aprimoramentos no desempenho geral do app.
A recomendação é que os eleitores realizem o procedimento o quanto antes para garantir o pleno funcionamento do aplicativo durante o processo eleitoral, evitando imprevistos e garantindo acesso às funcionalidades essenciais, como justificativa de ausência e consulta ao local de votação.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: ND+
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade