Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializou nesta sexta-feira (9) sua filiação ao PSD e foi lançado como pré-candidato à Presidência da República em 2026. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, durante cerimônia realizada na sede do partido em São Paulo. Leite deixou o PSDB após 24 anos de filiação.
Na quinta-feira (8), o governador divulgou uma nota oficial comunicando sua saída do PSDB, afirmando que o cenário político atual exige “novos caminhos” e que seguirá com o compromisso de buscar um país mais justo, eficiente e equilibrado. A mudança ocorre em meio a articulações para a formação de candidaturas de centro nas próximas eleições.
Apesar da pré-candidatura ao Planalto, Leite também é cogitado para disputar uma vaga no Senado. O PSD mantém ainda o nome do governador do Paraná, Ratinho Júnior, como possível candidato à Presidência, o que pode influenciar nas definições finais da legenda para 2026.
Fonte: DuduNews
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.