Eleitores que planejam usar o e-Título, versão digital do título de eleitor, nas eleições de 2024 para prefeitos e vereadores devem ficar atentos: o prazo para baixar ou atualizar o aplicativo termina neste sábado, 5 de outubro. O primeiro turno das eleições está marcado para domingo, dia 6, e o documento digital não poderá ser emitido no dia da votação. Para o segundo turno, caso necessário, a atualização do app poderá ser feita até 26 de outubro.
O e-Título pode substituir o título impresso e o documento com foto nas eleições, desde que o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico, o que permite a inclusão da foto no perfil do app. Aqueles que não conseguirem baixar o e-Título a tempo ou não tiverem a biometria registrada ainda poderão votar apresentando documentos como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho.
Além de servir como documento de identificação, o aplicativo permite consultar o local de votação, justificar ausência e acessar outros serviços da Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que mais de 46 milhões de eleitores já têm contas no e-Título.
Para justificar a ausência pelo e-Título, é simples: selecione a aba “Mais opções”, clique em “Justificativa de ausência”, informe a eleição que deseja justificar, insira sua justificativa e e-mail, e clique em “Próximo”. Em seguida, anexe documentos que comprovem a necessidade de ausência e clique em “Concluir”. É importante lembrar que eleitores que não comparecerem ao local de votação precisam justificar a ausência para cada turno em até 60 dias. Quem faltar ao primeiro turno ainda poderá votar no segundo, desde que regularize a situação.
Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja virtual do celular, disponível para Android e iPhone, e seguir as instruções de cadastro, que incluem o preenchimento de dados pessoais e, em alguns casos, a verificação por selfie.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.