keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Duas praias de SC podem se tornar a primeira Reserva Nacional de Surfe

Iniciativa do Instituto APRENDER Ecologia reconhece destinos icônicos que também são referências em conservação e educação ambiental

SC tem duas praias candidatas a primeira Reserva Nacional de Surf 6 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Santa Catarina pode ser o lar da primeira Reserva Nacional de Surfe do Brasil, com as praias do Moçambique, em Florianópolis, e do Sumidouro, em São Francisco do Sul, figurando entre as cinco finalistas para a designação. O reconhecimento, promovido pelo Instituto APRENDER Ecologia, visa destacar locais icônicos do surfe que também são modelos em conservação e educação ambiental. As praias selecionadas concorrem com outras renomadas localidades, incluindo o Francês em Alagoas, Itamambuca em São Paulo e Regência no Espírito Santo, e serão avaliadas por sua qualidade de ondas, importância ecológica, e engajamento comunitário.

O processo de seleção envolve a análise da qualidade e consistência das ondas, as características ecológicas da região, a história e cultura do surfe local, e a capacidade de governança e sustentabilidade das comunidades. As praias foram indicadas ao programa por suas próprias comunidades, demonstrando um forte envolvimento local. O resultado da nomeação será anunciado no dia 31 de agosto, e a praia vencedora terá a responsabilidade de formar um Comitê de Gestão Local e desenvolver um Plano de Gestão para manter a designação, que será válida por dois anos antes de necessitar renovação.

O Programa Nacional de Reservas de Surfe (PBRS), lançado neste ano no Brasil, é inspirado em iniciativas similares da Austrália e coordenado globalmente pela Save the Waves Coalition. A iniciativa busca promover o desenvolvimento sustentável nas praias de surfe, unindo o amor pelo esporte à preservação ambiental. Atualmente, a Guarda do Embaú, também em Santa Catarina, é a única praia brasileira reconhecida no programa mundial.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Mancha de óleo em rio preocupa moradores e ameaça espécies marinhas

Óleo vazou de um tanque com aproximadamente 20 mil litros de diesel

Meio Ambiente

Porto Belo mantém todos os pontos próprios para banho, segundo relatório do IMA

As análises foram divulgadas no mais recente relatório, publicado na última sexta-feira (2)

Meio Ambiente

Itapema começa nova edição do Projeto Óleo Solidário

Ação envolve escolas municipais e premia turmas que mais arrecadarem óleo de cozinha usado; recursos serão destinados à APAE e projetos sociais

Meio Ambiente

Santa Catarina tem 78% dos pontos próprios para banho

Relatório do IMA aponta que 187 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense estão próprios para banho

Meio Ambiente

SC lançará programa estadual de castração animal abrangendo 291 municípios

Programa "Pet Levado a Sério" prevê 90 mil castrações até 2026, com investimento de R$ 18 milhões

Mais notícias

Entreterimento

Conheça o passeio deslumbrante de Curitiba à Morretes

Essas cidades têm cenários incríveis que encantam todos os tipos de turistas

Empreender

Veja como ser multitarefas afeta a produtividade e a saúde mental 

É possível melhorar a concentração e a produtividade no trabalho sem prejudicar o bem-estar