A dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul (SC), ampliará a profundidade de 14 para 16 metros e deve ser concluída em 2026. A obra permitirá a entrada de navios com até 366 metros de comprimento e capacidade para 16 mil contêineres, aumentando a eficiência do Porto de São Francisco e reduzindo em até R$ 150 mil por dia os custos com fundeio e manobras durante maré alta.
Com investimento total de R$ 324 milhões, a obra será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), na qual o porto público aportará R$ 24 milhões e o terminal privado Itapoá, R$ 300 milhões. Parte dos 12,5 milhões de m³ de sedimentos removidos será usada no engordamento da orla de Itapoá, em iniciativa inédita no país, voltada à recuperação da faixa de areia e ao fomento do turismo.
O projeto inclui a retificação de curvas no canal para reduzir manobras, trazendo mais segurança e economia às operações. Hoje, os portos da Babitonga respondem por mais de 60% da movimentação portuária em SC. Com a modernização, o estado reforça sua posição estratégica no comércio exterior e amplia o potencial logístico do Complexo Portuário.
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