keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Dois hospitais da Grande Florianópolis estão lotados: “Vamos ter que escolher quem fica”

Florianópolis emitiu um alerta nesta quarta sobre o aumento de casos da doença

saude hospital Visor Notícias
Foto: Governo de SC/Divulgação

Nesta quinta-feira (25), dois hospitais da Grande Florianópolis estão lotados. O Hospital Regional de Biguaçu atingiu 100% da capacidade e na Capital, o Hospital Florianópolis, está com ocupação geral em 130%, sendo 173,91% da enfermagem ocupada e 96,67% dos leitos de UTI preenchidos.

“Vamos ter que escolher quem vem e quem fica, com base no quadro médico e idade”, lamenta a médica Paola David, diretora clínica do hospital Regional de Biguaçu, ao ND+. A unidade de Biguaçu está com a UTI lotada há mais de dez dias, com pelo menos 50 pacientes aguardando uma vaga no hospital.

“Iniciamos o dia de hoje [25] sem leitos para Covid; os dez leitos de UTI estão ocupados e todos os leitos da ala Covid também. Desde o dia 14 estamos mantendo 100% de ocupação na UTI”, afirma Clarice Gielinski, gerente de enfermagem do hospital. O local tem uma ala e uma UTI para os casos graves e gravíssimos de Covid-19. Segundo a médica diretora clínica, os pedidos só crescem.

“Desde o dia 17 estamos tendo uma procura bem maior do que podemos absorver, diversos hospitais estão solicitando vagas, já tivemos mais de 50 pedidos”, detalha Paola.Em nota, o IMAS (Instituto Maria Schmitt), que administra o Hospital Florianópolis, contestou sobre uma suposta denúncia de que óbitos estariam ocorrendo nos corredores da unidade por falta de equipamentos, por meio de nota nesta quinta. O IMAS informou que a unidade está superlotada, atendendo acima da sua capacidade, mas que “a instituição e toda a equipe do hospital estão fazendo o possível e o impossível para não deixar nenhum paciente desassistido”.

Na Capital, oito pacientes aguardam uma transferência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para hospitais da região, segundo a Secretaria de Saúde municipal. A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na Grande Florianópolis está em 93,49%.

Aumento do número de casos de Covid-19

Florianópolis emitiu um alerta nesta quarta sobre o aumento de casos da doença. Conforme a Secretaria de Saúde do município, os casos graves também aumentaram na cidade. Casos de uma nova variante de coronavírus já foram identificados na cidade, considerada mais transmissível. Em Biguaçu, muitos pacientes também tiveram piora no quadro nos últimos dias, precisando de intubação, segundo a assessoria do Hospital Regional.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações do ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%