Alguns animais podem apresentar fobias graves, levando a comportamentos perigosos
A professora de Medicina Veterinária do UniCuritiba, Ana Elisa Arruda Rocha, oferece estratégias para aliviar o desconforto dos pets durante as festas de fim de ano, especialmente o Réveillon.
Cães e gatos, com audição mais sensível, tendem a sofrer com os fogos de artifício, causando estresse e ansiedade. A reação dos tutores pode influenciar o medo dos animais. Manter a calma, acostumar os pets com sons altos desde jovens e adotar tratamentos comportamentais são recomendações.
Alguns animais podem apresentar fobias graves, levando a comportamentos perigosos. Estratégias para reduzir o estresse incluem dessensibilização gradual com sons controlados, uso de recompensas e expressões relaxadas. Faixas compressivas moderadas, monitoramento atento e cuidados especiais para animais com condições médicas são sugeridos.
O uso de medicamentos deve ser prescrito por veterinários. Produtos homeopáticos podem ser considerados, mas não se deve deixar os animais sozinhos nessa época.
O UniCuritiba destaca-se por sua tradição, cursos de excelência e integração ao Ecossistema Ânima, oferecendo diversas opções de graduação, pós-graduação e uma estrutura completa para ensino focado no mundo do trabalho.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.