Página Inicial
TempoDias sem sol e mais frios: La Ninã vai interferir no verão de Santa Catarina
Os dias sem sol tem deixado turistas e moradores do litoral revoltados, já que em outros anos o calor já estaria bem mais presente

O verão pode ter chuva de normal a acima da média no litoral Catarinense e no Vale do Itajaí. É o que garante a previsão trimestral da Epagri Ciram, divulgada no final de outubro e explica um pouco as últimas semanas de chuva e temperatura mais amena registradas na região. Os dias sem sol tem deixado turistas e moradores do litoral revoltados, já que em outros anos o calor já estaria bem mais presente. Isso sem contar que, com avanço da vacinação contra a Covid-19, muita gente está só esperando o sol aparecer para aproveitar as praias e os espaços ao ar livre.
Segundo o boletim da Epagri Ciram, o fenômeno La Niña mantém a chuva mal distribuída, com dias mais ensolarados do Oeste ao Planalto. A circulação marítima (transporte de umidade do mar para continente) e a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) na altura de SP favorecem dias com mais nebulosidade e chuva frequente no Litoral e Vale do Itajaí. A incidência ainda deve ser maior em janeiro.
Há destaque no trimestre para os temporais ocorrem com mais intensidade, com granizo e ventania. Por vezes a chuva ocorre com totais mais significativos em curto intervalo de tempo. Em novembro a chuva diminui, em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.
“Durante o trimestre, os episódios de precipitação ocorrem normalmente associados à passagem de frentes frias pelo litoral e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste”, explica o documento.
Geada fora de época
No trimestre a previsão, segundo a Epagri, é de temperatura na média climatológica em SC. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer podem provocar episódios isolados, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Mas, no decorrer de novembro e dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras.
A previsão trimestral é assinada pelas meteorologistas Gilsânia Cruz e Marilene de Lima
Veja no link:
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Notícias Relacionadas
Circulação marítima mantém céu nublado no litoral de SC na quarta-feira
Dia será de tempo firme no interior, com chance de chuva fraca e temperaturas amenas nas áreas litorâneas
Litoral Norte de SC tem previsão de tempo nublado e chance de chuva fraca nesta terça-feira
Circulação marítima mantém tempo fechado entre Planaltos e Litoral; demais regiões têm sol e temperaturas em elevação
Circulação marítima mantém chance de chuva no Leste de SC nesta terça-feira
Tempo segue nublado com chance de chuva fraca entre o Vale, Litoral Norte e Grande Florianópolis
Defesa Civil confirma que mais um tornado atingiu cidade de Santa Catarina na última sexta
Além dos estragos no Oeste, o fenômeno causou destelhamentos e danos em áreas residenciais na Grande Florianópolis
Santa Catarina terá segunda-feira de sol, frio ao amanhecer e chance de chuva fraca no litoral
No Planalto Sul, os termômetros devem registrar entre 0°C e 5°C, com chance de geada nos pontos mais altos da Serra