keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Dia Mundial do AVC: Como reconhecer os sinais para agir com eficácia

Especialistas enfatizam a importância do diagnóstico precoce e atendimento imediato

WLF01342 99 Visor Notícias
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM

No Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a urgência em reconhecer os sinais do Acidente Vascular Cerebral, a principal causa de morte na população adulta no Brasil. O AVC, ou derrame, resulta da interrupção do fluxo sanguíneo ao cérebro, podendo causar danos irreversíveis às funções neurológicas. Alfredo Busch, gerente técnico da Superintendência de Urgência e Emergência da SES, reitera: “Identificar rapidamente os sintomas e procurar ajuda médica imediata aumenta significativamente as chances de recuperação completa.”

Para facilitar o reconhecimento dos sinais de um AVC, a sigla SAMU pode ser usada como lembrete: Sorriso assimétrico ou torto, dificuldade em Abraçar ou levantar os braços igualmente, Música para verificar se a fala está arrastada ou confusa, e Urgente para a necessidade de ação imediata. Ao observar um ou mais desses sintomas, deve-se procurar o hospital mais próximo ou ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192.

O AVC pode ser de dois tipos: isquêmico, causado pela obstrução de uma artéria, geralmente por um coágulo de sangue, e hemorrágico, que ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe dentro do cérebro. Fatores de risco incluem hipertensão, tabagismo, diabetes, obesidade, colesterol alto, sedentarismo e histórico familiar de doenças cardiovasculares. A prevenção efetiva envolve manter um estilo de vida saudável, com controle de pressão arterial e colesterol, não fumar, manter o peso corporal adequado, além de práticas regulares de exercícios e uma dieta balanceada.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

10 mitos e verdades sobre a pressão alta

Veja como alguns cuidados são essenciais para controlar a doença e prevenir complicações

Saúde

5 erros para não cometer ao começar a praticar corrida

Veja como alguns cuidados ajudam a evitar lesões e melhoram o seu desempenho

Saúde

4 dicas para incluir a proteína de soja na alimentação

Veja os benefícios da PTS para a saúde e como utilizá-lo em receitas

Saúde

Veja os sintomas da doença celíaca e os cuidados necessários

A atenção com os alimentos é essencial para evitar complicações provocadas pela condição

Saúde

Cidade do Sul de SC confirma primeira morte por dengue

Boletim aponta 19 casos autóctones e 73 notificações no município; agentes reforçam ações de combate ao mosquito

Mais notícias

Empregos

Santa Catarina tem menor taxa de desemprego do Brasil no primeiro trimestre

Com 3% de desocupação, SC lidera ranking nacional e supera média brasileira de 7%