keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Deputados votam hoje o impeachment do governador Carlos Moisés e vice

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) irá votar se dará continuidade ou arquivará o processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr. A votação ocorre às 15h desta quinta-feira […]

carlosmoisesdasilvadanielareinehr 2 Visor Notícias
Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Visor Notícias

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) irá votar se dará continuidade ou arquivará o processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr. A votação ocorre às 15h desta quinta-feira (17).

Os 40 deputados votam dois projetos diferentes. Um deles analisa o caso da vice e outro o do governador Moisés.

Cada um dos 12 partidos que fazem parte da atual legislatura da Alesc terá uma hora para se manifestar antes da votação. O tempo poderá ser dividido entre cinco deputados de cada partido.

O Visor Notícias irá retransmitir ao vivo o processo por suas páginas no facebook, youtube, Instagram e pelo site visornoticias.com.br, acompanhe!

Como funciona

Assim como ocorreu na época da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, cada um dos 40 parlamentares irá ao microfone para dar seu voto. A votação começará da maior para a menor bancada da Assembleia.

Caso dois terços dos deputados, ou seja 27, votem para que o processo de impeachment continue, será criada uma nova comissão, formada por cinco deputados e cinco desembargadores. Caso o governador e a vice consigam angariar no mínimo 14 votos, o processo é arquivado.

Se o processo for aceito, em cinco dias (após o envio da denúncia da Alesc para o TJSC) será formada a Comissão Julgadora, com integrantes do judiciário e da Alesc e presidida pelo presidente do TJSC, Ricardo Roesler.

No dia da instalação da comissão será sorteado o relator do processo. Ele tem 10 dias para emitir um parecer se aceita ou não a continuidade do processo.

Se seis dos 10 integrantes aceitarem o recebimento da denúncia, Moisés e Daniela são afastados do cargo por 180 dias. Assume então o cargo de governador do Estado o presidente da Alesc. Caso ele não possa, o próximo na linha de sucessão é o presidente do TJSC.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Projetos de lei sobre bebês reborn avançam no Congresso Nacional

Propostas vão de multas por uso indevido a programas de saúde mental e criação do Dia da Cegonha Reborn

Política

Contrato de R$ 22,5 milhões para pavimentação em Itapema é alvo de fiscalização

André de Oliveira apontou falhas na execução dos serviços

Política

Eduardo Leite é lançado pré-candidato à Presidência pelo PSD

Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Mais notícias

Saúde

Cidade do Sul de SC confirma primeira morte por dengue

Boletim aponta 19 casos autóctones e 73 notificações no município; agentes reforçam ações de combate ao mosquito

Meio Ambiente

SC tem redução de quase 40% no desmatamento entre 2023 e 2024

A queda registrada em Santa Catarina também foi superior à média nacional