A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, em nota divulgada neste domingo (11), que o município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, foi atingido por um tornado na última sexta-feira (9). O fenômeno causou destelhamentos, queda de árvores e diversos danos em áreas residenciais e de vegetação.
Segundo a Defesa Civil, a ocorrência foi confirmada por volta das 19h20, após análise de imagens de radar meteorológico e registros por drone. O tornado foi gerado por uma supercélula — tipo de tempestade severa — associada à passagem de uma frente fria pelo estado.
O município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, também foi afetado. O tornado deixou um rastro de destruição, com 65 pessoas desalojadas, 50 casas danificadas e a morte de um agricultor atingido por uma árvore.
O sistema avançou a partir do Oeste catarinense, perdeu força temporariamente e voltou a se intensificar na região da Grande Florianópolis. A tempestade passou pelos municípios de Bom Retiro, Alfredo Wagner, Anitápolis e Rancho Queimado antes de atingir o sul de Santo Amaro da Imperatriz entre 19h e 19h30.
Imagens de satélite divulgadas pela Defesa Civil mostram áreas com tons escuros e pontos brancos, indicando regiões de maior intensidade da tempestade, com potencial para temporais, ventos fortes e granizo.
Imagem de satélite (canal infravermelho) do satélite GOES-19 das 19h00, hora local. Fonte: DSAT/INPE
Em campo, a Defesa Civil identificou sinais típicos de um tornado, como árvores torcidas e queda em múltiplas direções, além de danos em construções e vegetação formando um rastro. A combinação desses indícios confirmou o fenômeno, que tem alto poder destrutivo devido aos ventos intensos e localizados.
Imagem feita por drone de árvores tombadas e danos na vegetação provocados pelo tornado. Fonte: Coordenadoria Regional de Defesa Civil
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foram registradas 12 ocorrências de corte de árvores na Grande Florianópolis, com atuação das equipes da Capital e cidades vizinhas. Os atendimentos envolveram obstrução de vias e riscos à segurança da população.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade