A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta no domingo (9) sobre a previsão de novas chuvas no estado entre sexta-feira (14) e segunda-feira (17). A Defesa Civil e a Sala de Situação do estado estão monitorando o avanço de uma frente fria.
Segundo os modelos da Sala de Situação, os volumes acumulados de chuva esperados para as regiões das Missões, centro e noroeste gaúchos variam entre 50 e 120 milímetros. Em Porto Alegre, na região metropolitana, nos Vales e na Serra, a previsão é de 45 a 75 milímetros.
“Ainda permanece a condição de novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país. A Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período”, informou a Defesa Civil.
A Tragédia:
O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise climática desde abril, com chuvas intensas que resultaram em 173 mortes, conforme atualizado pela Defesa Civil no domingo após a descoberta de uma nova vítima em Roca Sales. O número de desaparecidos caiu para 38.
Mais de 2,3 milhões de moradores foram afetados, com 475 dos 497 municípios atingidos pelas enchentes. As chuvas começaram em 27 de abril, avançando pelo estado e causando enxurradas e inundações em rios como Taquari, Sinos, Caí, Gravataí, Pardo e Jacuí, até o transbordamento do Guaíba, que inundou diversos bairros de Porto Alegre e seguiu para a Lagoa dos Patos, afetando cidades como Rio Grande e Pelotas.
A infraestrutura do estado também sofreu danos significativos, com deslizamentos e pontes destruídas, deixando milhares de famílias isoladas. Até agora, mais de 77 mil resgates foram realizados.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.