Após um período de calor e poucas chuvas, Santa Catarina deve enfrentar uma mudança significativa nas condições climáticas com a passagem de uma frente fria. A Defesa Civil alerta para a formação de temporais com chuvas intensas, raios, fortes rajadas de vento e possível precipitação de granizo entre domingo (23) e segunda-feira (24). O risco de temporal é considerado de “moderado a alto”.
Condições meteorológicas
Uma frente fria vinda do sul encontrará uma corrente de ventos quentes e úmidos provenientes da região amazônica. O choque entre essas correntes de ar contribuirá para a formação de temporais. As áreas de instabilidade devem afetar inicialmente a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul (regiões Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) na noite de domingo, avançando para as demais regiões do estado ao longo da segunda-feira.
As temperaturas mínimas entre os planaltos, Grande Florianópolis, Serra e Alto Vale variam entre 9°C e 15°C, enquanto nas demais regiões, especialmente no Litoral Sul, variam de 16°C a 25°C. As máximas na maior parte do estado devem ficar entre 23°C e 28°C, com valores pontualmente maiores no Litoral Norte e menores na Serra.
Na segunda-feira, os ventos quentes vindos do norte devem elevar as temperaturas no início do dia, mas elas irão cair gradativamente. À noite, as temperaturas devem variar entre 5°C e 11°C na Serra e de 9°C a 15°C nas demais regiões.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e inundações, não atravesse ruas alagadas e pontilhões submersos. Durante os temporais, as pessoas devem evitar atividades ao ar livre e buscar abrigo em locais seguros.
Impacto e precauções
Os temporais podem causar alagamentos, enxurradas, deslizamentos e destelhamentos. A população deve ficar atenta aos avisos meteorológicos e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança durante o período de instabilidade climática.
Para mais informações e atualizações sobre as condições do tempo, a Defesa Civil de Santa Catarina continuará monitorando a situação e emitindo alertas conforme necessário.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.